Uma nova frente fria está a caminho do Brasil, trazendo alívio para as condições climáticas extremas que têm afetado diversas regiões do país.
A previsão é da meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo.
Josélia explica que o atual bloqueio atmosférico, responsável pelas chuvas persistentes e pelo calor fora de época, deve começar a ser enfraquecido por essa próxima frente fria.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A primeira onda de ar polar já está em movimento, e uma segunda, mais intensa, é esperada para o próximo fim de semana.
A expectativa é que, com a chegada dessas frentes frias, as temperaturas caiam drasticamente. No sul gaúcho, por exemplo, espera-se que as áreas amanheçam com temperaturas abaixo de 10°C nos próximos dias.
Além do Rio Grande do Sul, áreas do Uruguai, Santa Catarina, Paraná e até mesmo partes do Sudeste também sentirão os efeitos dessas mudanças no tempo.
A previsão indica que a segunda quinzena de maio trará períodos mais ensolarados, frios e com menos chuvas persistentes.
No entanto, é possível que ainda ocorram episódios de chuva intercalados, porém menos intensos do que os observados recentemente.
Temperaturas com a chegada da frente fria:
Sul do Brasil:
- Quarta-feira (15/05): Queda brusca de temperatura.
- Quinta-feira (16/05): Sul gaúcho com temperaturas abaixo de 10°C.
Outras regiões:
- Diminuição do calor no sudeste e centro-oeste a partir de 14 de maio, com a atuação das frentes frias.
Dicas para se preparar para a frente fria:
- Use roupas agasalhadas.
- Leve guarda-chuva ou capa de chuva.
- Beba bastante água para se manter hidratado.
- Evite atividades ao ar livre em caso de chuva forte.