Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Massa de ar polar chega ao país com possibilidade de neve no RS e SC

Expectativa é de que, na terça-feira, 27, essa massa se desloque por partes do Sudeste e de Mato Grosso do Sul

massa de ar polar provoca frio intenso e neve no Sul
Massa de ar deve se descolocar por áreas do Sudeste e de Mato Grosso do Sul. Foto: James Tavares/Secom

Uma nova massa de ar frio intensa, de origem polar, se aproxima do Brasil devendo atingir o Sul do país a partir desta segunda-feira, 26, com chuva nos três estados da região. A expectativa é de que, na terça-feira, 27, essa massa se desloque por partes do Sudeste e de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa é a terceira massa de origem polar a atuar no país neste ano, devendo durar até pelo menos o dia 1º de agosto. Após passar pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, ela deverá chegar no sudoeste da região amazônica, onde provavelmente será caracterizada como “episódio de friagem”.

O Inmet informa que, ainda no dia 27, a Região Sul deverá apresentar “declínio acentuado das temperaturas máximas” e, nos dias seguintes (28 e 29), o ar frio deverá avançar pelo oeste do Brasil (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e sul da Amazônia Legal) e também sobre São Paulo, atingindo, nos dias 29 e 30, o restante do Sudeste e as demais áreas do Centro-Oeste.

“Muito provavelmente, teremos um outro episódio de frio intenso (similar ou mais forte do que o evento do final de junho)”, informa o Inmet.

Temperaturas negativas

As mínimas previstas são de – 6 ºC e – 8 °C em uma ampla área da Região Sul na manhã do dia 30. Há também indicativo de temperaturas menores do que – 8 °C nas áreas de maior altitude do Sul. O Inmet não descarta uma nova ocorrência de neve nas serras Catarinense e Gaúcha, entre os dias 29 e 30.

“Caso essas previsões, persistam, muito possivelmente, haverá formação de ampla geada (de intensidade forte) em praticamente toda a Região Sul, sul de Mato Grosso do Sul e sudeste de São Paulo. No entanto, para as demais áreas do Centro-Oeste e Sudeste (principalmente Serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais), ainda haverá condições de nebulosidade persistente e/ou chuva fraca que inibiriam a formação de geada”, complementa, em nota, o Inmet.

Sair da versão mobile