No primeiro fim de semana de julho de 2024, diversos fenômenos meteorológicos estão previstos para o Rio Grande do Sul e para Santa Catarina, incluindo risco de temporal, chuva volumosa, geada e as chamadas precipitações invernais, como neve e chuva congelada.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
De acordo com a Climatempo, uma nova massa de ar frio de origem polar avança forte sobre a Argentina e provocará uma nova queda de temperatura na região Sul do Brasil. Desta vez, o centro da massa polar, onde o frio é mais intenso, passará sobre o leste da Argentina e o Uruguai, sem avançar efetivamente sobre o Sul do Brasil, como ocorreu no fim de semana passado.
O resfriamento mais forte deve ocorrer no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina, mas as temperaturas não serão tão baixas como no último fim de semana. A diferença é que, desta vez, o frio virá acompanhado de muita umidade.
A grande quantidade de nuvens esperada na sexta-feira (5) e no fim de semana na região evitará que a temperatura à noite caia drasticamente. A nebulosidade funcionará como um cobertor, prevenindo um resfriamento intenso na superfície.
Precipitação invernal
Embora não se esperem temperaturas negativas generalizadas, como ocorreu recentemente, nas regiões mais altas da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a combinação de umidade e frio pode gerar precipitações invernais, como chuva congelada e até neve.
Na sexta-feira e no fim de semana, a maioria das áreas no norte gaúcho e em Santa Catarina terá céu nublado e chuva, que pode ser forte e volumosa, causando transtornos para a população. No entanto, a atmosfera não estará suficientemente fria para formar neve nas nuvens.
O frio pode ser suficiente para neve apenas nas áreas mais elevadas das serras. A Climatempo informa que a possibilidade de formação de neve não é alta, mas não pode ser descartada neste fim de semana.
Previsão de geada
A geada pode ocorrer neste fim de semana no extremo sul gaúcho, na fronteira com o Uruguai. Não há condições para uma geada generalizada como a ocorrida no fim de semana passado.
Neve em 2024
Até agora, 2024 teve poucos episódios de frio intenso no Brasil. De acordo com levantamento da Climatempo, antes da recente passagem de uma forte massa de ar frio no fim de junho e início de julho, o ar polar entrou com força no Centro-Sul no fim de maio, com uma breve precipitação de neve em São Joaquim, na serra catarinense, no dia 28 de maio. Se nevar neste fim de semana, será a segunda vez no ano.
O que é chuva congelada?
A chuva congelada é um tipo de precipitação invernal associada a locais onde a temperatura está abaixo de 0°C. Ocorre quando um floco de neve que sai da nuvem passa por uma camada de ar com temperatura positiva, mas congela novamente ao encontrar o ar gelado abaixo da base da nuvem.
O que é geada?
Geada é o congelamento do orvalho sobre superfícies e não tem relação direta com neve ou chuva congelada. Ocorre em noites sem nuvens ou com pouquíssimas nuvens, ao contrário da neve, que requer a formação de nuvens específicas, afirma a Climatempo.