Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Meteorologia alerta para risco de granizo em duas regiões; entenda

Na madrugada desta segunda, 16, a Somar Meteorologia registrou a ocorrência de granizo desde o norte de Santa Catarina até Minas Gerais e Rio de Janeiro

Na madrugada desta segunda-feira, 16, a Somar Meteorologia registrou a ocorrência de granizo desde o norte de Santa Catarina, região de Joinville, até Minas Gerais e Rio de Janeiro. O acumulado de chuva foi alto principalmente no Rio de Janeiro, no município de Rio Bonito, chegou a 100 milímetros e as rajadas de vento na região metropolitana de Belo Horizonte passou dos 75 km/h. Houve relatos de detalhamento em diversas áreas e o granizo atingiu canaviais do interior de São Paulo, em hortifruti na região metropolitana de Curitiba.

Nas próximas 24 horas há novamente este risco. São duas áreas de maior potencial: uma entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná e a outra entre o leste de São Paulo, o Rio de Janeiro e Minas Gerais, pegando principalmente na região da zona da Mata.

“Na primeira área do Sul, o granizo pode pegar áreas de trigo e frutas entre as áreas da serra gaúcha e catarinense. Nas áreas do Sudeste, o alerta vai para granizo em áreas de café conilon de Minas Gerais”, diz Celso Oliveira, meteorologista da Somar.

Nesta quarta-feira, 18, há um alerta máximo para tempestades severas entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai em função da presença de áreas de instabilidade. Ao mesmo tempo que vamos registrar estes temporais entre o Sul e o Sudeste, a temperatura máxima dispara e passa dos 33° em diversas áreas, onde na semana passada a ocorrência era de geada.

“A questão da oscilação da temperatura chama a atenção porque no fim de semana a temperatura vai cair novamente no Sul com a chegada de uma nova frente fria, provocando vendavais nos 3 estados do Sul”, diz Celso.

Segundo ele, quanto mais nos aproximamos da primavera, mais difícil fica estabelecer a quantidade de chuva nos locais atingidos. Existe uma última onda de frio em agosto, entre os dias 25 e 29 de agosto, que ganhou intensidade nas simulações feitas nas últimas 24 horas. Há potencial para geadas nos 3 estados do Sul, com frio no Sudeste, mas menores condições para geadas.

Sair da versão mobile