Moradores da região de Ribeirão Preto e Franca, no estado de São Paulo, registraram na tarde desta quinta-feira, 14, uma nova tempestade de poeira com ventos fortes, deixando o dia parecendo noite. Segundo relatos dos moradores nas redes sociais, a poeira começou a chegar por volta das 14h.
Segundo informações da prefeitura de Ribeirão Preto, a quinta foi marcada por chuvas que chegaram a 39 mm, acompanhadas de rajadas de vento com 75 km por hora. “A chuva causou pontos de alagamento, quedas de árvores em vias públicas e problemas na sinalização de semáforos em diversas avenidas como na . Equipes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Transerp, Corpo de Bombeiros e Departamento de Limpeza Urbana trabalham para a desobstrução das vias”, diz nota da prefeitura.
A nota destaca que ainda há condição de chuva para as próximas horas. A prefeitura diz, ainda, que em casos de transtornos, a população entre em contato com a Defesa Civil do município, pelo número 199.
A Região Sudeste vem sofrendo com essas tempestades com frequência. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tempestade de poeira é resultado de um conjunto de fatores, como período seco, temperaturas elevadas e a estiagem prolongada, que deixaram o ar com muito material particulado (poeira) em suspensão no ar e no solo.
Tudo normal aqui em Ribeirão Preto.
O ar do interior me encanta pic.twitter.com/DEJKNbTOTl
— Emerson Sousa Coelho (@EmersonSousa) October 14, 2021
mais uma nuvem de poeira no meu país ribeirão preto pic.twitter.com/rwbnh37yVF
— mareana pães (@marigpaess) October 14, 2021
Tempestade de areia em Ribeirão Preto – Avenida do café #eptv #olhaissoeptv pic.twitter.com/X7lCS6oMI1
— Nathalia Carvalho (@nathycarvalho24) October 14, 2021
Olha @fiscaldoibama Ribeirão Preto pic.twitter.com/kNqCwywqgT
— Carol, cansada (@carolmafra) October 14, 2021