Nuvens carregadas, ventos úmidos, ventanias, nebulosidade e volta da chuva. Essas são algumas das condições climáticas que devem ser registradas pelo país no decorrer desta terça-feira (23), informa boletim divulgado pela empresa Climatempo.
Previsão do tempo com nebulosidade e volta da chuva
Veja, abaixo, como será o clima para as cinco regiões geográficas do país. A previsão se refere a esta terça-feira.
-
Sul
Um cavado meteorológico é responsável por trazer nuvens carregadas para o oeste e a metade sul do Rio Grande do Sul, onde a chuva vem a partir do fim da manhã, de fraca a moderada intensidade e não acumula volumes expressivos.
No leste de Santa Catarina e do Paraná há bastante variação de nebulosidade, com destaque para o litoral, que sofre com a incursão de ventos úmidos do oceano. Por isso pode garoar pela manhã.
Apesar dos valores baixos de temperatura em toda a região, ela aumenta gradativamente e faz calor durante a tarde no noroeste paranaense. Ventanias são esperadas entre o litoral gaúcho e catarinense.
-
Sudeste
A incursão de ventos úmidos na faixa litorânea entre o norte do Rio de Janeiro e o Espírito Santo é responsável por manter o tempo nublado com presença de nuvens carregadas.
A chuva é mais expressiva no território capixaba, com picos de intensidade na Grande Vitória, nas demais áreas vem isolada e mal distribuída. Em São Paulo, na Grande Rio e em Minas Gerais há bastante variação de nebulosidade, mas não chove.
-
Centro-Oeste
Dia com variação de nuvens, mas sem previsão de chuva. As temperaturas mínimas ainda são baixas na metade leste sul-mato-grossense, mas no decorrer do dia aumentam gradativamente.
Os índices de umidade relativa do ar (UR) voltam a atingir níveis críticos, em grande parte de Mato Grosso e Goiás são esperados valores abaixo de 20%; no norte mato-grossense, 30%. No sudoeste de Mato Grosso e centro-sul de Mato Grosso do Sul os índices se mantêm acima de 50%.
- Nordeste
A chuva retorna no litoral do Piauí e Ceará, mas de forma isolada. Na faixa leste da região, a chuva ocorre durante todo o dia, com os maiores acumulados entre Pernambuco e Rio Grande do Norte. Nas demais áreas há bastante variação de nuvens, mas não chove.
- Norte
O tempo firme permanece predominando em Rondônia, Acre, Tocantins e setor sul do Amazonas e Pará. No entanto, há previsão de bastante variação de nuvens. Nas demais localidades, a chuva vem acompanhada de trovoadas, com alguns picos de intensidade no noroeste paraense e em Roraima.