Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

No primeiro fim de semana de outubro, frente fria deve derrubar temperaturas em duas regiões

De acordo com a Somar Meteorologia, ainda é esperado fortes temporais e rajadas de vento, elevando a umidade no solo

Sábado, 3

Sul 

Conforme a frente fria avança, no sábado, a chuva tende a se espalhar mais para o Paraná, dando um alívio ao calor intenso dos últimos dias. No entanto, o norte paranaense segue com tempo bastante quente. A chuva não dá trégua no Rio Grande do Sul, com maiores acumulados agora ocorrendo no centro, serra e litoral gaúcho. Chove também com acumulados significativos no leste de Santa Catarina, com potencial para temporais. Devido ao solo encharcado e a chuva intensa dos últimos dias, não se descarta o risco para transtornos na região.

Sudeste

O sábado é marcado pela chegada de uma nova frente fria e a presença de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa de São Paulo, que trazem um alívio ao calor e tempo seco dos últimos dias. Volta a chover de forma mais expressiva em toda a faixa leste do estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Sul de Minas Gerais. Por conta do choque entre as massas de ar frio e quente, há previsão para forte ventania e temporais isolados nessas áreas. Nas demais regiões, o calor ainda persiste, mas o termômetros sofrem leve queda se comparados aos dias anteriores.

Centro-Oeste

A chuva deve se espalhar pelo Sul do país, atingindo também o extremo sul de Mato Grosso do Sul. Rajadas de vento de moderada intensidade são esperadas para o estado e essa chuva vem acompanhada de trovoadas e eventual queda de granizo. Chove ainda no extremo norte de Mato Grosso, mas com baixos acumulados. Tempo firme ainda nas demais áreas, por conta da atuação da massa de ar seco.

Nordeste

No sábado, tempo firme segue predominando na região nordestina. Há condições para pancadas isoladas apenas entre o noroeste do Maranhão. Demais áreas tem sol e calor predominando, com baixos índices de umidade relativa do ar.

Norte

Ainda tem chuva espalhada por grande parte da região, com potencial para temporais no Acre, Amazonas, Rondônia e oeste do Pará. Enquanto isso, tempo firme, sem chance de chuva, entre o Tocantins e parte do Pará.

Domingo, 4

Sul

No domingo, segue chovendo de forma volumosa entre toda a faixa leste gaúcha e também no sul de Santa Catarina, ainda com chance de temporais. Pancadas isoladas ainda são esperadas também para as demais áreas de Santa Catarina e também no sul e leste do Paraná. Enquanto isso, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e demais áreas do Paraná, o sol predomina, sem chance de chuva. Temperaturas aos poucos voltam a subir.

Sudeste 

O domingo ainda tem condição para chuva em parte do estado de São Paulo, sul mineiro e Zona da Mata, Rio de Janeiro e parte do Espírito Santo, sem grande acumulados, mas essa chuva pode vir novamente acompanhada de temporais. Tempo seco ainda no oeste paulista e demais áreas de Minas Gerais.

Centro-Oeste

Já no domingo, o tempo firme volta a predominar em Mato Grosso do Sul, assim como no estado de Goiás e em grande parte de Mato Grosso. Segue a condição para chuva com trovoadas no norte mato-grossense.

Nordeste

Já no domingo, pancadas isoladas de chuva são esperadas para o leste nordestino, por conta da circulação dos ventos, mas o tempo firme ainda deve predominar na região. No Nordeste, sem grandes mudanças no início da próxima semana. A chuva só deve voltar a regularizar nessas áreas do Nordeste brasileiro a partir do início de novembro.

Norte

No domingo, chuva acompanhada de trovoadas ainda são esperadas entre Rondônia, Acre e Amazonas. Enquanto isso, tempo firme predomina entre o Pará e Tocantins. Em Palmas-TO, já são mais de 120 dias sem registro de chuva. Sem mudanças no padrão do tempo da região Norte no início da próxima semana, chuvas persistem sobre grande parte da região, devido a combinação entre calor e umidade. O Tocantins segue com tempo seco e bastante quente.

 

Sair da versão mobile