Diversos

Norte deve receber 130 mm de chuva; confira a previsão

No Nordeste, clima estável na maior parte das áreas, com acumulados de até 20 mm esperados somente para faixa norte do Maranhão, norte do Piauí e região central da Bahia

Confira a previsão do tempo desta sexta-feira (12) para todas as regiões do Brasil e veja como se preparar para os impactos do clima em sua produção.

Sul

A previsão indica que Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná continuarão com tempo estável até os próximos dias. A massa de ar fria e seca inibe a formação de nuvens mais carregadas sobre a região. O resultado é um tempo ensolarado, que favorece o manejo do solo e as operações em campo. Com isso, a colheita da soja deve avançar em Santa Catarina, como a do feijão, no Rio Grande do Sul. A parte mais intensa da onda de frio já passou, o que faz o tempo esquentar a partir do começo da próxima semana.

Sudeste

O ar mais frio chega na região deixando o tempo com mais nebulosidade no sudeste de Minas Gerais e sul do Espírito Santo. Nessas regiões, os acumulados previstos ficam próximos de 30 mm no decorrer do dia, com possibilidade de eventual queda de granizo. O tempo segue firme nas outras áreas, favorecendo as operações em campo e aplicação de defensivos agrícolas. A ausência de chuvas no centro oeste de São Paulo preocupa os produtores devido ao estresse hídrico nas lavouras.

Centro-Oeste

O ar mais seco e frio predomina na faixa sul da região. Acumulados de chuva de até 15 mm estão previstos na faixa sul de Mato Grosso, com temperaturas mínimas variando entre 11 ºC e 12 ºC. Nas outras regiões, o tempo se mantém firme e contribui ao manejo do solo. Para aproveitar o tempo firme, é importante que o produtor avance no tratamento fitossanitário – principalmente para controle da cigarrinha do milho.

Nordeste

Clima estável na maior parte das áreas, com acumulados esperados de até 20 mm somente para a faixa norte do Maranhão, norte do Piauí e região central da Bahia. O tempo mais estável no centro-sul do Maranhão beneficia o avanço da colheita da soja e as chuvas na Bahia aliviam um pouco os produtores com lavouras em sequeiro.

Norte

A faixa central do Amapá e o noroeste do Pará devem receber chuvas volumosas, com acumulados  que podem chegar a 130 mm e gerar transtornos nas operações em campo. No Acre e Rondônia, o tempo se mantém firme, contribuindo principalmente para a colheita do café. O clima estável no centro-sul e nordeste do Pará auxilia o avanço da colheita da soja.

_______

Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.