Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CICLONE EXTRATROPICAL

Nova frente fria provoca pancadas de chuva na região Sul

Os temporais vão interromper novamente as atividades no campo, incluindo a colheita do trigo e o plantio da soja e milho

tempo - nuvens carregadas - inmet frente fria
Foto: Inmet/reprodução

No Sul, a formação de uma frente fria e de um ciclone extratropical intensifica as instabilidades durante o fim de semana, interrompendo novamente as atividades de campo como a colheita do trigo e o plantio da soja e milho.

Podemos ter chuva a qualquer hora do sábado (11) na região da Campanha e no litoral sul do estado. Entre o norte do Rio Grande do Sul e o centro do Paraná, o sol aparece, mas no decorrer da tarde nuvens carregadas se formam, provocando pancadas de chuva com até forte intensidade.

O tempo segue firme somente no norte do Paraná. “Vamos ter a chegada de uma segunda frente fria, também, associada a um ciclone na próxima segunda (13) o que vai deixar o Rio Grande do Sul em alerta”, aponta meteorologista do Canal Rural, Arthur Miller.

Frente fria traz chuvas expressivas no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul deve enfrentar uma semana com com chuvas e altos volumes em grande parte do estado, conforme indicado pelo Boletim Integrado Agrometeorológico 45/2023, elaborado em colaboração entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), a Emater/RS-Ascar e o Irga.

A partir desta sexta-feira (10) até domingo (12), uma área de baixa pressão vai causar uma grande variação de nuvens, pancadas de chuva e trovoadas, com a possibilidade de tempestades isoladas.

Imagem: Seapi/Divulgação

Na segunda-feira (13), a chegada de uma nova frente fria vai provocar chuva generalizada, seguida por um período de tempo quente e úmido na terça (14) e quarta-feira (15), com tempo alternando entre céu encoberto e pancadas de chuva na maioria das regiões.

Os totais de chuva previstos são expressivos, variando entre 80 e 120 mm na maioria das áreas da metade norte do estado. Em alguns municípios, especialmente nas regiões das Missões, Alto Uruguai e Planalto, os volumes podem superar 150 mm.

Na metade sul, espera-se que os valores oscilem entre 35 e 50 mm na maioria das localidades, com exceção do extremo sul, onde os volumes poderão exceder 100 mm. Essas condições meteorológicas demandarão atenção por parte dos agricultores e autoridades para lidar com os impactos potenciais nas atividades agrícolas e na infraestrutura local.

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp! .
Sair da versão mobile