O grande destaque desta quarta-feira (16) será a formação da primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) do período úmido 2022/23 — ou seja, a primeira desta primavera. A formação da ZCAS fortalecerá um grande corredor com nuvens carregadas desde o sul da região Norte até o estado do Rio de Janeiro.
+ Soja: semana será de muita chuva no Centro-Oeste e Sudeste
Enquanto nuvens carregadas são aguardadas para o Norte do país, a frente fria passará pela costa fluminense no decorrer dos próximos dias. Assim, a chuva aumentará significativamente nos quatro estados do Sudeste.
Além disso, condição similar é aguardada para o Tocantins, o norte de Goiás, o norte de Mato Grosso e sul do Paraná. É que indica a Climatempo, conforme previsão divulgada nesta semana.
Para algumas partes do país, a expectativa é de que as condições climáticas irão além de meras chuvas. Dessa forma, temporais com acumulados de água altos devem ocorrer no centro-leste de Minas Gerais, no sul do Espírito Santo e na serra fluminense. Eles tendem, aliás, a representar riscos de alagamentos, enxurradas e inundações.
Nuvens carregadas x ar seco
A chuva também aumenta sobre a Bahia e todo o Matopiba. Em contrapartida, enquanto parte do país terá de encarar nuvens carregadas, o ar seco e com temperaturas agradáveis prevalece entre o sul de Mato Grosso até o Rio Grande do Sul, passando pelo interior de São Paulo.
A chuva perde força na capital paulista. As temperaturas mínimas têm leve declínio na região, mas não há previsão de muito frio.
______________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.