Nesta segunda-feira (30), uma nova onda de calor, a oitava do ano, se estabelece sobre o Brasil, trazendo altas temperaturas e tempo seco em diversas regiões. A previsão é de que o calor se intensifique, afetando o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
Essa onda de calor teve início no domingo (29) e deve persistir até o dia 8 de outubro. O ar quente e seco ganha força, o que deve comprometer a qualidade do ar, aumentar o risco de queimadas e prejudicar a visibilidade em várias regiões. As capitais podem enfrentar níveis de umidade abaixo do recomendado, elevando o alerta para a população.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
As temperaturas vão ficar cerca de 3 a 5 °C acima da média, especialmente no Centro-Oeste, interior de São Paulo, Tocantins e interior do Nordeste. Em cidades como Cuiabá, Mato Grosso, e Corumbá, Mato Grosso do Sul, as máximas podem alcançar 40 a 42 °C durante esta semana.
De acordo com a previsão para os próximos dias, essa condição de calor extremo deve se manter até, pelo menos, sexta-feira (4). Na quarta-feira (2), uma frente fria começará a chegar ao Brasil, trazendo uma leve queda nas temperaturas, especialmente no Sul e em parte do Sudeste, incluindo o leste e sul de São Paulo. No entanto, mesmo com a chegada desse sistema, a previsão é de que o calor persista em áreas do Brasil central, como Minas Gerais, Goiás e parte do leste de Mato Grosso.