
Os meteorologistas da Climatempo realizaram nesta quinta-feira (20) uma atualização sobre a onda de calor que vem atingindo o Brasil há mais de uma semana e que deve seguir até a próxima segunda-feira (24).
O mapa elaborado pela empresa (veja abaixo) mostra que dez estados, além do Distrito Federal, ainda vão enfrentar uma onda de temperaturas bem acima da média para o período. Lembrando que o “normal” para o mês de fevereiro já são temperaturas bem altas.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
A onda de calor, que ocorre quando os termômetros marcam de 5 °C a 7 °C acima da média, permanece em áreas de Paraná, São Paulo e Minas Gerais, todo Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, parte de Goiás, faixa oeste da Bahia, áreas do Piauí e oeste de Pernambuco, além do Distrito Federal.
O mapa da Climatempo ainda mostra que outras regiões do país tecnicamente não estarão sob a influência dessa onda, mas enfrentarão calorão de 3 °C a 5 °C acima da média.
Estão incluídas nessa situação uma pequena faixa no noroeste de Santa Catarina, sul do Paraná, sul e litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e áreas do Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Paraíba, Ceará, Piauí e Tocantins, assim como norte de Goiás, boa parte de Mato Grosso e sudeste de Rondônia.
Onda de calor e chuva
Apesar do calor intenso, os meteorologistas informam que a chuva ainda deve ocorrer nos próximos dias, mas de forma isolada. As pancadas serão mais esparsas e terão pouco efeito na redução do calor. Isso acontece porque a massa de ar quente inibe a formação de nuvens carregadas. Dessa forma, os dias tendem a ser mais secos e quentes na maior parte das regiões impactadas.
Ainda falta pouco mais de um mês para o fim do verão. De acordo com a Climatempo, a tendência é de que o período de chuva retorne, amenizando o calor mais forte, a partir do dia 24. Mas ainda poderá haver alguns novos episódios de onda de calor até o término da estação.