Onda de calor sobre o Sul e o Centro-Oeste e continuidade da chuva no Sudeste. Veja a previsão desta terça-feira para as cinco regiões do país:
Sul
A onda de calor que afeta a área central e oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e do Paraná deve continuar. Contudo, uma nova frente fria se aproxima do oceano à altura do território gaúcho e o direcionamento dos ventos sobre a costa pode causar episódios de pancadas isoladas no extremo sul do estado.
Sudeste
Mesmo com o enfraquecimento da Zona de Convergência do Atlântico Sul, a atmosfera segue instável e com disponibilidade de umidade, o que por sua vez deve contribuir para que as instabilidades continuem atuando sobre São Paulo, oeste e sul de Minas Gerais. Entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, condição para pancadas isoladas no período da tarde, mas que podem vir fortes e com raios.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Centro-Oeste
A onda de calor segue afetando o sudoeste, oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Nessas áreas, as temperaturas podem superar os 40°C ao longo do dia. Em paralelo, o escoamento de ventos em altitude deve manter as instabilidades sobre Mato Grosso, norte e leste de Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Expectativa de temporais ganhando força na parte da tarde.
Nordeste
A aproximação do Vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) sobre a costa leste deve impedir a formação de nuvens bem desenvolvidas, mas a entrada de ventos marítimos pode estimular a ocorrência de chuvas isoladas ao longo do dia entre Salvador, na Bahia, e Natal, no Rio Grande do Norte. Na costa norte, o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical deve continuar mantendo chuvas na região.
Norte
As instabilidades seguem ganhando força sobre a região, reforçadas pela atuação de sistemas meteorológicos em níveis médios da atmosfera. Temporais seguem se espalhando sobre todos os estados da região, com destaque para Amazonas, Rondônia e Acre, que podem contar com eventos mais significativos de chuva forte e volumes mais elevados.