O outono começou oficialmente hoje, à 0h06, e se estende até 17h51 do dia 20 de junho, pelo horário de Brasília. A estação vai ser marcada pelo corte antecipado das chuvas no Brasil central, a partir da segunda quinzena de abril, o que pode trazer alguns riscos para o milho segunda safra que for plantado fora da janela ideal.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
“A partir de abril já podemos ter chuva abaixo da média no Sul e acima da média no Nordeste, por causa da atuação da zona de convergência intertropical”, diz o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.
Segundo ele, a partir de maio, a tendência é a umidade ficar dentro do esperado para o período, quando as médias climatológicas começam a ficar baixas, como é comum para esta época do ano no Brasil central.
Em relação às temperaturas, o frio pode chegar antes do inverno. “Mas serão pulsos de frio, o que não quer dizer que vamos ter um outono ou inverno rigorosos. As atuais mudanças do clima estão engolindo até mesmo os efeitos do La Niña que está a caminho”, afirma ele.