Entre os dias 15 de dezembro a 15 de janeiro, produtores de soja ficarão atentos ao clima, volume de chuva e luminosidade. Isso porque, esse período é essencial para o desenvolvimento das floradas e enchimento dos grãos da leguminosa.
De acordo com a Somar Meteorologia, a expectativa é que até o fim desta semana será marcada por chuvas fortes entre regiões produtoras de Minas Gerais e São Paulo, o que diminui a luminosidade nestas regiões.
“O que está provocando essas fortes chuvas com grandes acumulados e nebulosidade é um corredor de umidade que pode ainda provocar uma frente fria no Sul do país, que pode alcançar o Sudeste do país, reforçando a chuva nesta região também”, afirma a meteorologista, Desirée Brandt.
Para a próxima semana, entre os dias 16 à 20 de dezembro, o cenário deve mudar e a chuva pode ficar acima da média entre o Centro e o Sul do país. Em São Paulo a distribuição de chuva muda, no Norte do estado a chuva deve diminuir. Já em áreas produtoras próximas ao Paraná devem ter mais precipitações.
Ainda de acordo com a Somar, entre os dias 20 à 25 de dezembro, tempestades voltam a atingir regiões do Sudeste e parte do Centro-Oeste e em grande parte do Sul do país.
“Já entre os dias 26 à 30 de dezembro, a chuva deve chegar em áreas do Matopiba e deve dar uma trégua ao Sudeste do país. Até o fim do mês não teremos nenhum período que terá problemas climáticos. Em Janeiro, teremos muita chuva entre o Sudeste e Centro do país e na segunda quinzena de janeiro volta a chover no sul”, afirma Desirée.