De acordo com informações da Somar Meteorologia, o outono começa nesta sexta feira, 20, com níveis abaixo da média no Sul e com grandes acumulados na metade Norte do Brasil. Nas áreas entre a região Sul até o sudoeste de Mato Grosso do Sul, são apenas 10% de umidade no solo.
Uma área de baixa pressão provoca chuva na região Sul do país nesta quarta-feira, 18, que chega até o Rio Grande do Sul mas não chove em todo o estado. “Onde a chuva não chega, a situação deve se agravar porque esse sistema se afasta nos próximos dias e a tendência é ainda de tempo firme na região”, afirma a meteorologista, Desirée Brandt.
Pelo Brasil
Em Passo Fundo (RS), a temperatura fica mais amena, são previstos 121 milímetros nos próximos 30 dias com apenas 8 dias de chuva. O cenário é preocupante entre os dias 20 de março e 11 de abril pois não há acumulados expressivos previstos para a área, gerando muita instabilidade na região, a chuva volta apenas a partir de 12 de abril com volumes expressivos, de acordo com a Somar Meteorologia.
Chuva em março
Entre o dia 19 e 23, há grandes níveis previstos nas áreas mais ao Norte do Brasil com acumulados superiores a 100 milímetros, a expectativa ainda é de pouca chuva entre o Sudeste e o Centro-Oeste com níveis em torno de 15 milímetros. Devido a chegada de uma frente fria no período, a chuva vai aumentar em Minas Gerais. Entre os dias 24 e 28, a chuva diminui na região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul. No centro norte do Brasil, a chuva é constante e recebe entre 30 a 50 milímetros.