ATENÇÃO MÁXIMA

Previsão de 200 mm de chuvas até semana que vem; veja onde

Previsão do Inmet indica chuvas intensas, acompanhadas de trovoadas, rajadas de vento superiores a 70 km/h e queda de granizo

chuva forte e frente fria - guarda-chuva - inmet - chuvas -tempo
Foto: Inmet

Chuvas intensas e mudanças climáticas significativas estão previstas para atingir o Sul do Brasil nos próximos dias.

Uma intensa massa de ar quente está dominando o clima sobre o Rio Grande do Sul, estendendo-se também sobre Santa Catarina e o Paraná até o próximo sábado (16).

Entretanto, prevê-se o aumento da umidade, o que resultará no deslocamento de novas áreas de instabilidade da fronteira do Uruguai, atingindo o Rio Grande do Sul a partir da tarde de sexta-feira (15) e durante o dia seguinte.

Espera-se chuvas intensas, acompanhadas de trovoadas, rajadas de vento superiores a 70 km/h e possibilidade de queda de granizo.

Essas condições adversas de clima severo persistirão até a próxima quarta-feira (20), com acumulações significativas de chuva.

Chuvas fortes no Rio Grande do Sul: o Inmet prevê mais de 200 mm de chuva no centro e oeste do estado e mais de 100 mm nas demais áreas.

Alerta para Santa Catarina e Paraná: o volume de chuva também pode ser significativo, com mais de 100 mm em algumas regiões.

A partir de quarta-feira (20), uma frente fria deve chegar ao Rio Grande do Sul, intensificando as áreas de chuva. Uma massa de ar frio, que provocará uma queda significativa nas temperaturas, chega em seguida.

Chuvas interrompem onda de calor

Na sexta-feira (15), as temperaturas máximas no Rio Grande do Sul começarão a cair. Isso se deve ao aumento da nebulosidade e das chuvas, que trarão um clima mais ameno. No entanto, a sensação de tempo abafado ainda poderá persistir.

O padrão será observado entre Santa Catarina e o Paraná a partir de domingo (17).

Com a queda das temperaturas máximas, no fim de semana, a onda de calor chega ao fim.