Uma frente fria se aproxima do Rio de Janeiro e de São Paulo, prometendo chuvas volumosas a partir de quinta-feira (21).
A Climatempo alerta para o risco de grandes desastres, como transbordamentos de rios, deslizamentos de terra e enchentes.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
No Rio de Janeiro, as pancadas de chuva começam na quinta-feira, com potencial para temporais na Costa Verde, sul do estado, Serra e Grande Rio.
Entre sexta-feira (22) e sábado (23), a chuva se intensificará e se espalhará por todo o estado.
Os modelos meteorológicos indicam que as chuvas podem ultrapassar os volumes médios esperados para todo o mês de março em apenas 24 a 48 horas. Isso significa 500 mm de água em algumas áreas, como a Baixada Fluminense, litoral norte e região serrana.
Isso representa mais do que o dobro da média para todo o mês de março.
Temporais em São Paulo
Em São Paulo, especialmente no litoral norte, a história não será diferente.
A frente fria, que marca o início do outono, chegará na quinta-feira trazendo ventos fortes e uma queda acentuada na temperatura.
A região de Ubatuba, por exemplo, pode enfrentar chuvas graves, com previsão de acumulação de até 250 mm até domingo.
Diante dessa atenção preocupante, é essencial que a população esteja preparada para lidar com os possíveis impactos das chuvas intensas esperadas nos próximos dias. Fique atento às orientações da Defesa Civil e tome as precauções permitidas para garantir a segurança de sua e de sua família.
Mantenha-se informado sobre as condições adversas e evite sair de casa se não for necessário durante os períodos de chuva intensa. Vamos juntos enfrentar esse desafio climático e cuidar uns dos outros.