Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Previsão de tempo firme em grande parte do país no início desta semana

De acordo com a Somar Meteorologia, as chuvas persistem em áreas do Norte e Nordeste

tempo, clima, céu
Confira a previsão do tempo para esta segunda e terça-feira. Foto: Pixabay

Segunda-feira, 15

Sul

A segunda-feira será marcada pelo ar seco e frio e a maior parte das áreas segue com tempo firme. Salienta-se que durante a madrugada e manhã o tempo ainda segue bastante gelado, o que aumenta novamente o risco de geada nos pontos mais altos da serra catarinense.

No litoral do Paraná, a umidade do mar traz nuvens e eventual chuva fraca. No Rio Grande do Sul, a quantidade de nuvens aumenta conforme o dia passa, por conta de instabilidades em níveis médios da troposfera e da umidade que vem da Amazônia. Por isso, no fim do dia, tem previsão novamente de pancadas de chuva isoladas do oeste, centro e sul gaúchos e também no oeste de Santa Catarina.

Sudeste

O tempo ainda fica instável, com mais nebulosidade e eventual garoa e chuva fraca ao longo do dia no litoral paulista, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Trata-se de uma pista de ventos que sopram contra a costa, a partir de uma área de alta pressão atmosférica no oceano. Atenção que entre o litoral norte e o oeste fluminense, a chuva chega a ser moderada, com acumulados elevados.

No litoral da região, ainda tem ventos constantes e risco de ressaca, com ondas que chegam aos 3 metros de altura entre a Ilhabela (SP) e Cabo de São Tomé (RJ), até a noite desta segunda. Ao mesmo tempo, as temperaturas caem, em relação aos dias anteriores.

Em outras áreas do Sudeste, o tempo fica firme e quente para esta época do ano, já que uma massa de ar seco predomina no interior do país. Já a umidade do ar fica baixa no meio da tarde em especial do extremo norte de São Paulo ao oeste de Minas Gerais.

Centro-Oeste

Toda a região fica com tempo firme, seco e ensolarado, por causa do predomínio de uma massa de ar mais seco que toma conta de boa parte do Brasil central.

Pela manhã, a ausência das nuvens da madrugada e ventos que sopram de sul deixa as temperaturas mínimas da manhã mais baixas no Planalto Central. Durante a tarde, o destaque vai para a queda na umidade relativa do ar, com valores mais baixos do norte de Mato Grosso do Sul ao centro de Mato Grosso.

Nordeste

Uma massa de ar seco ainda inibe a formação de nuvens carregadas sobre o centro e sul do Maranhão, do Piauí, do Ceará, oeste de Pernambuco e norte e oeste da Bahia.

Em outras áreas, o tempo ainda segue instável, em grande parte por causa da ação das Ondas de Leste, e tem previsão de chuva. Em áreas litorâneas, a chuva é mais generalizada, assim como em dias anteriores. Como risco de volumes de água mais elevados no norte do Maranhão e do Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Norte

O ar seco continua a predominar em todo o estado do Tocantins, sul do Amazonas, Rondônia e metade sul do Pará, mantendo o tempo firme e muito quente.

Áreas de instabilidade, por outro lado, trazem pancadas de chuva com trovoadas no restante da região. Em Belém, assim como Macapá, a chuva é mais significativa, com riscos de alagamentos e deslizamentos de terra.

Terça-feira, 16

Sul

As instabilidades se afastam do território gaúcho, assim a terça-feira será de tempo firme tanto no Rio Grande do Sul quanto em grande da parte da região. Chove apenas do nordeste catarinense, região de Itajaí, ao litoral paranaense, de maneira muito isolada e fraca, por conta da umidade que vem do mar.

Como o céu ainda se mantém aberto, e ainda há um pouco da presença de uma massa de ar polar, tem risco de geada nos pontos altos da serra catarinense. Mas, como o centro da massa de ar polar atua no oceano, o frio é menor do que o observado no domingo e na segunda-feira. Ou seja, a massa de ar de origem polar se deslocou mais para o oceano.

Sudeste

Terça-feira com previsão de chuva desde o litoral sul paulista até o norte capixaba, passando pelo leste e nordeste mineiro. Atenção entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, pois a chuva é mais constante, com alguns pontos que chegam a intensidade moderada, com acumulados elevados que poderão causar alagamentos. No litoral paulista a chuva é mais fraca, mas que ocorrem ao longo do dia.

Nas demais localidades, do oeste do estado de São Paulo até o noroeste de Minas Gerais, o que predomina é o tempo firme. E a umidade chega a ficar baixa no meio da tarde, em especial do norte do estado de São Paulo ao oeste de Minas Gerais.

As temperaturas seguem baixas na região, só que com valores mais baixos no sul e leste Mineiro, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.

Centro-Oeste

Mais um dia de tempo firme em toda a região. As temperaturas seguem altas à tarde do centro norte de Mato Grosso do Sul até o norte de Mato Grosso e no oeste de Goiás, já as temperaturas mínimas pela madrugada e manhã ficam mais elevadas se comparadas com os últimos dois dias. Os ventos mudam de direção, pois passam a soprar de norte, que traz um ar mais quente para as localidades.

A umidade do ar volta a ficar baixa no meio da tarde, com os menores índices entre o centro-norte de Mato Grosso do Sul e o centro de Mato Grosso.

Nordeste

Pancadas de chuva no decorrer da terça-feira, com raios e ventos moderados a fortes, entre o norte do Maranhão e o leste da Bahia. Os maiores acumulados de chuva ocorrem no Recôncavo Baiano, no norte do Maranhão e do leste de Pernambuco até o leste do Rio Grande do Norte. A maioria dessas chuvas ocorre por conta da umidade constante que vem do mar. Em áreas do leste baiano, também chove em forma de pancadas.

Norte

Previsão do tempo indica pancadas de chuva ao longo do dia do oeste do Acre até o norte do Pará e do Amapá. A maioria das instabilidades estão associadas ao calor e à alta umidade. Há riscos de raios e rajadas de vento.

Atenção aos acumulados de chuva mais elevados no estado do Amapá – devido à Zona de Convergência Intertropical -, com potencial para alagamentos e deslizamentos de terra.

Já do sul do Acre até o estado do Tocantins, passando por Rondônia, sul do Amazonas e do Pará, o tempo segue firme, com predomínio de sol e umidade do ar baixa nas horas mais quentes do dia.

Sair da versão mobile