O grande destaque da meteorologia é a formação da primeira zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) do período úmido 2022/23, ou seja, a primeira desta primavera. A formação desta ZCAS fortalece um grande corredor com nuvens carregadas desde o sul da região Norte até o estado do Rio de Janeiro. Com isso, a previsão do tempo indica para a ocorrência de temporais no decorrer dos próximos dias em boa parte do país.
Enquanto isso, a frente fria passa pela costa fluminense. Além disso, a chuva aumenta significativamente em 12 unidades federativas:
- Minas Gerais;
- Rio de Janeiro;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Distrito Federal;
- Tocantins;
- Norte de Mato Grosso;
- Norte de Rondônia;
- Sul do Pará;
- Amazonas;
- Oeste e sul da Bahia;
- Acre.
Nas últimas 24 horas, houve registro de chuva com mais de 100 milímetros em algumas áreas de Minas Gerais. Foi o caso, por exemplo, da cidade de Cantagalo, que já tem 180 milímetros de chuva desde o início de novembro. Trata-se, a saber, de toda chuva esperada para o mês na cidade.
Temporais podem provocar danos
Para os próximos dias, temporais com acumulados altos estão previstos para o centro-leste mineiro, Espírito Santos, serra norte fluminense, norte de Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal. Essas tempestades aumentam o risco de alagamentos, enxurradas e inundações, além de uma chuva frequente e rajadas de vento que podem chegar aos 80 quilômetros por hora.
A chuva também aumenta sobre a Bahia e todo o Matopiba, com acumulados elevados e pancadas fortes também pelo sul do Maranhão e do Piauí. Há, ainda para esta quarta-feira (16), risco para granizo no interior do Matopiba, em Minas Gerais e no Espírito Santo, além do norte de Goiás e do Mato Grosso e no Distrito Federal.
Em contrapartida, o ar seco e com temperaturas agradáveis prevalece entre o sul de Mato Grosso até o Rio Grande do Sul, passando pelo interior de São Paulo. A chuva perde força na capital paulista, onde as temperaturas mínimas têm leve declínio, mas não há previsão de muito frio. Além disso, nas primeiras horas de quinta-feira (17) pode ter geada em Santa Catarina.
Mais tempestades e nova frente fria
Na quinta-feira (17) há alerta de temporais em grande parte das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste devido à ZCAS e à passagem de uma frente fria pela costa sudestina. Os acumulados serão bem elevados entre o oeste e sul da Bahia, centro-norte de Minas Gerais, no Espírito Santo e no interior do Matopiba, no Amazonas, no Acre e no norte de Mato Grosso, Goiás e Rondônia.
Com isso, os municípios devem ficar em atenção para transtornos causados pela chuva intensa. Entre a região Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso e Goiás, o tempo firme predomina devido ao deslocamento de uma massa de ar mais seca e fria.
_________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.