Chuvas de quase 100 milímetros atingiram áreas do oeste da Bahia no decorrer das últimas horas, como foi o caso, por exemplo, de Barreiras. O plantio de algodão já começou pela região e a umidade chegou em boa hora. Por outro lado, a chuva forte provocou transtornos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).
+ Primavera brasileira seguirá sob influência de La Niña
Para esta sexta-feira (25), áreas de baixa pressão atmosférica ainda presentes no Sudeste brasileiro mantêm a condição de temporais na região. Sobre as costas de São Paulo e do Rio de Janeiro, um ciclone extratropical se forma e intensifica a condição de ventos fortes desde o Vale do Itajaí, em Santa Catarina, até o sul da Bahia.
A previsão do tempo para sexta ainda indica rajadas de vento de 50 a 60 quilômetros por hora na área que vai da costa catarinense ao sul da Bahia. Haverá, além disso, aumento da chuva e dos temporais no sul baiano, no Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais. Alerta para chuva volumosa e forte, que será capaz de provocar transtornos nestas áreas.
O calor, a alta umidade e cavados meteorológicos irão manter núcleos de precipitação forte na região Norte, sobretudo nos estados do Tocantins e do Pará e no leste do Amazonas. A chuva, no entanto, será mais isolada sobre Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Tempo aberto no interior paulista
Em São Paulo, a chuva acontece nas faixas leste e norte. O tempo fica aberto em grande parte da região Sul, exceto na costa de Santa Catarina do Paraná, devido à posição do ciclone. Tempo aberto também previsto para Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo e sudoeste de Mato Grosso, além do sertão cearense.
Alerta máximo para chuva forte na BA e no ES
Alerta máximo para o aumento da chuva na costa sul da Bahia e no norte do Espírito Santo no decorrer dos próximos dias. Com a intensificação da chuva e chances de acumulados elevados superiores aos 200 milímetros de sexta-feira (25) a segunda-feira (28). Essa chuva volumosa ocasionará alagamentos, inundações e extravasamento de rios. Colocará, assim, os municípios mais afetados em estado de alerta. A chuva retorna ao Rio Grande do Sul no fim de semana.
_______________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.