Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Previsão do tempo alerta para chuva de até 70 mm no Sul do país

No Sudeste, Centro-Oeste e Norte, a chuva será mais irregular e o calor aumenta nos próximos dias

chuva forte sobre a rua
Foto: Pixabay

Uma tempestade de poeira atingiu parte do interior de São Paulo e Minas Gerais e fez o dia virar noite neste domingo, 26. As cidades de Franca, Presidente Prudente, Jales, Araçatuba e Barretos presenciaram o fenômeno. De acordo com a Defesa Civil, por causa da falta de chuva, o solo estava seco na região e fortes rajadas de vento a quase 100 km/h fizeram com que a poeira se levantasse.

Para esta semana, a chuva forte retorna ao Sul e aumenta a umidade do solo no Paraná. A gangorra da chuva retorna ao Sul nesta semana com chuva frequente sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Nos dois primeiros estados, a chuva deve manter elevada a umidade do solo e lento o ritmo dos trabalhos de campo, isso sem contar com o aumento do nível do rio Uruguai. Já no Paraná, a chuva prevista para o próximo sábado, passando dos 70 milímetros em alguns municípios do oeste do Estado, ajudará a aumentar de forma considerável a umidade do solo e impulsionará o plantio de soja nesta região do Paraná. Vale salientar que no norte do Paraná, a chuva ainda virá de forma irregular e a umidade do solo permanecerá baixa.

No Sudeste, Centro-Oeste e Norte, a chuva será mais irregular e o calor aumenta nos próximos dias. Apenas a partir do domingo, 3 de outubro, voltará a chover mais intensamente, mas a tendência é de que as precipitações mais fortes sejam costeiras.

Isso significa que a precipitação de boa parte da semana que vem terá características semelhantes às observadas no último fim de semana no interior do Brasil: será irregular e não vai permitir um grande aumento da umidade do solo. Apenas no decorrer do dia 20 é que previsões mais estendidas indicam chuva mais intensa e abrangente especialmente sobre o Sudeste, Centro-Oeste e norte do Paraná.

Sair da versão mobile