Sábado, 20
Sul
A chuva se concentra no sul do Rio Grande do Sul, mas já perde intensidade. Pancadas isoladas de chuva ocorrem no decorrer do dia, e no extremo sul do estado a chuva será intercalada com períodos de céu mais nublado. Temporais isolados ainda são esperados para as proximidades de Santa Vitória do Palmar.
O último dia do outono é de tempo firme nas demais áreas, principalmente entre Santa Catarina e Paraná. Sem condição para chuva também no norte gaúcho, mas deve ocorrer variação de nebulosidade.
Sudeste
O sábado começa com tempo firme e maior amplitude térmica em praticamente todas as áreas. Nas primeiras horas do dia, há potencial para a ocorrência de nevoeiro no Vale do Paraíba e sul de Minas Gerais.
Depois de uma manhã com temperaturas mais baixas, faz até calor no período da tarde e a umidade relativa diminui.
As áreas de instabilidades agora atuam sobre o estado de Minas Gerais, mas ainda provocam somente um leve aumento de nebulosidade.
Centro-Oeste
Sob influência de uma massa de ar mais seco, o fim de semana começa com predomínio de sol e sem previsão de chuva. Instabilidades em níveis altos da atmosfera favorecem o aumento de nebulosidade, mas sem o suporte de mais ‘ingredientes’, não são capazes de causar chuva. Diversos municípios da região já ultrapassam 20 dias consecutivos sem chuva expressiva, ou seja, acima de 10 mm.
Atenção sempre redobrada aos baixos índices de umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia, principalmente em pessoas mais sensíveis ou com problemas respiratórios.
Nordeste
A chuva perde aos poucos intensidade, mas ainda ocorre de maneira pontual em quase toda a extensão litorânea, principalmente na costa baiana e na faixa desde Pernambuco até o Ceará.
O alerta de ressaca emitido pela Marinha Brasileira segue vigente ao longo de todo o dia, com ondas que podem alcançar os três metros de altura. As rajadas de vento também não dão trégua, podendo ultrapassar facilmente 50 km/h em diversos pontos.
No interior nordestino, mais um dia com tempo firme e seco, principalmente no sul do Maranhão e Piauí e oeste da Bahia.
Norte
O dia começa com previsão para nevoeiro em Rondônia, Acre e Amazonas, mas que logo se dissipa, dando lugar ao sol.
Já no norte do Amazonas e Pará, Roraima e Amapá, a chuva ocorre ainda de forma volumosa, especialmente devido à combinação entre calor e umidade.
Nas demais áreas da região, o tempo firme e seco predomina, e a atenção se volta aos baixos níveis de umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia, principalmente entre o sul do Pará e o Tocantins.
- Onda de frio intenso chega em 5 de julho; veja como será o inverno
- Previsão do tempo: com ou sem La Niña, chuva diminuirá no Sul
Domingo, 21
Sul
Temporais voltam a ocorrer em toda a região de fronteira com o Uruguai neste domingo, ainda por conta do transporte de calor e umidade vindo da região amazônica, associado à presença de um sistema de baixa pressão que se forma no extremo sul do estado. Céu nublado e períodos com chuva ainda predominam no sul gaúcho.
Nas demais áreas, o tempo firme predomina, com sol e nebulosidade variável. Santa Catarina e Paraná seguem com tempo firme e tardes mais quentes.
Rajadas de vento de até 60 km/h são esperadas para a faixa leste do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e Paraná, as rajadas não passam dos 50 km/h.
Sudeste
Pouca coisa muda e o tempo firme, com sol e nebulosidade pouco significativa, ainda prevalece em todas as áreas da região.
No Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro, Rio Doce e sul de Minas, nevoeiro ocorre entre a madrugada e manhã. Instabilidades provocam um leve aumento de nebulosidade no norte paulista, mas sem chance de chuva.
Rajadas de vento de até 50 km/h são esperadas no estado de São Paulo.
Centro-Oeste
A nebulosidade tende a aumentar um pouco mais, especialmente entre Goiás e leste do Mato Grosso do Sul. Mesmo assim, sem umidade e sistemas bem formados atuando, a condição para chuva é nula.
O tempo firme predomina ao longo do dia, e com maior cobertura de nuvens no céu, os níveis de umidade relativa do ar também tendem a ser ligeiramente maiores.
Nordeste
Os volumes de chuva diminuem em toda a faixa litorânea, mas ainda chove devido às Ondas de Leste, que seguem atuando e favorecendo a condição para chuva em todo o litoral, de forma pontual e passageira.
Intensas rajadas de vento serão observadas no interior nordestino e também sobre a costa. As ondas do mar perdem força, e o aviso de ressaca já não é mais válido para o domingo.
Norte
O destaque fica para a chuva mais volumosa esperada entre o norte do Pará e Amapá, inclusive em ambas as capitais. Chove também em Roraima, grande parte do Amazonas e oeste do Acre, mas de forma pouco volumosa.
Já nas demais regiões e estados, o sol brilha forte, e o tempo firme predomina. Aliás, com o tempo seco, atenção especial para o aumento no número de queimadas.