Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Previsão do tempo: atenção para acumulados significativos

As chuvas irão ocorrer por causa da atuação de diferentes sistemas no início da semana

A semana começa com chuvas espalhadas pelo Brasil. Para esta segunda-feira (6), a previsão do tempo indica para instabilidades em áreas espalhadas pelas cinco regiões geográficas do país.

+ Com barragem transbordada, município do Paraná decreta situação de calamidade pública

As chuvas irão ocorrer por causa da atuação de diferentes sistemas. No Norte e no Nordeste, há a presença da zona de convergência intertropical (ZCIT). Para o Centro-Oeste e o Sudeste, o destaque da vez é um cavado em níveis médios. Uma baixa está prevista para o Sul, especificamente para a faixa que engloba os litorais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Em relação à previsão do tempo neste início de semana para a região sulista, Arthur Müller, meteorologista do Canal Rural, chama a atenção para os alto volume acumulado de água. Condição similar que, aliás, também é aguardada para o ponto central do Pará.

“Acumulados significativos devem ocorrer pelo litoral sul de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul, além do centro-norte do Pará, onde os valores ficam em torno dos 30 milímetros“, informa Müller.

No sul catarinense, Criciúma deve registrar 50 milímetros de acumulados de chuva no decorrer das próximas 24 horas. No distrito-sede de Altamira (PA), maior município brasileiro em extensão territorial, a previsão é de acumulados de 25 milímetros.

Acumulados de chuva para os próximos dias

chuva - fernando frazão - agência brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

De acordo com Arthur Müller, as chuvas irão seguir sobre boa parte do Brasil até pelo menos quinta-feira (9). Nesse sentido, ele destaca que a ZCIT seguirá ativa no norte das regiões Norte e Nordeste. Assim, as instabilidades irão se manter no decorrer dos próximos dias.

“Pancadas de chuva sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste devem ocorrer nos próximos dias” — Arthur Müller

Além disso, o meteorologista do Canal Rural reforça, mais uma vez, a questão de acumulados de água. “A baixa sobre o litoral da região Sul deve se dissipar. Dessa forma, pancadas de chuva sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste devem ocorrer nos próximos dias, ficando em torno de 10 a 15 milímetros por dia.”

Previsão do tempo para março: chuvas e temperaturas

Foto: Freepik

Para o consolidado do mês, Müller ressalta que a expectativa é de chuva um pouco acima da média climatológica para quatro das cinco regiões do país: Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste. No entanto, o cenário contrário é aguardado para o Sul. Isso porque um pequeno déficit de precipitação é previsto para o oeste do Paraná e o sul do Rio Grande do Sul.

Em termos de temperaturas para março, a previsão do tempo indica dias quentes nas regiões Sul e Sudeste, além de parte do Centro-Oeste. Por outro lado, os dias serão mais frios — em relação à média climatológica para o período — em Roraima e na porção norte do Pará.

Relação do clima com o agro

Vagem com grão de soja. Foto: Divulgação

Diante da previsão do tempo para esta segunda-feira e os próximos três dias, Arthur Müller aponta quais serão os impactos do clima no trabalho de campo em três das principais safras do agro brasileiro: soja, milho primeira safra e milho segunda safra.

  • Soja

Chuvas irão persistir sobre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins. Pode, assim, atrasar um pouco a evolução da colheita. No Paraná, a tendência é de mais seca na porção oeste, o que ajuda a diminuir a incidência de doenças de final de ciclo.

  • Milho 1ª safra

Em Minas Gerais, conforme já mencionado, as chuvas persistentes causam lentidão na colheita. Em sentido oposto, a ausência de precipitações ajudará na secagem natural no oeste gaúcho. As chuvas aliviam em boa parte do Paraná, o que auxilia na evolução da colheita.

  • Milho 2ª safra

A já citada ausência de chuvas no oeste paranaense vai facilitar o plantio do cereal. Contudo, em Mato Grosso do Sul haverá atraso no plantio por causa das chuvas. Em Tocantins, as chuvas irão persistir, indicando redução da área de semeadura.

_____

Editado por: Anderson Scardoelli..

_____

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile