A frente fria continua avançando pelo Centro-Sul do Brasil neste domingo (2). Segundo a previsão do tempo, ela pode provocar temporais desde o Espírito Santo até Mato Grosso. Além disso, pancadas acompanhadas por ventos, trovoadas e descargas elétricas podem ocorrer.
+ Milho 2ª safra: diminuição das chuvas e tempo firme favorecem plantio
Os temporais devem chamar mais a atenção em Minas Gerais, onde há com risco para queda de granizo entre o Triângulo Mineiro e a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ainda no Sudeste, a chuva pode ser mais volumosa entre o Rio de Janeiro, o Espírito Santo e o leste de Minas. Nesse sentido, infelizmente, não se descarta o risco de algum transtorno.
Depois da passagem da frente fria, uma massa de ar seco e frio avança pela região Sul. Mesmo derrubando as temperaturas na madrugada, não há, contudo, potencial para ocorrência para as primeiras geadas do ano. Isso porque ainda haverá presença de nuvens e uma condição de pré-frontal, que empurrará essa massa de ar seco em direção ao oceano. Assim, aumentará de forma gradual as temperaturas.
Mais frente fria
Ou seja, já tem mais uma frente fria vindo por aí. Na faixa norte do país, a chuva continua sendo volumosa sob efeito da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Dessa forma, o domingo pode ter acumulados de 20 a 50 milímetros desde o Amazonas até o Rio Grande do Norte.
Por outro lado, o tempo firme vai predominar ainda na maior parte da Bahia. Segundo a previsão do tempo para o dia, a mesma condição climática é aguardada para partes de outros quatro estados nordestinos: Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Piauí.
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.