Tempo

Previsão do tempo: avanço da frente fria e chuva volumosa

Ventos, trovoadas e descargas elétricas também devem ser registrados no país; confira

A frente fria continua avançando pelo Centro-Sul do Brasil neste domingo (2). Segundo a previsão do tempo, ela pode provocar temporais desde o Espírito Santo até Mato Grosso. Além disso, pancadas acompanhadas por ventos, trovoadas e descargas elétricas podem ocorrer.

+ Milho 2ª safra: diminuição das chuvas e tempo firme favorecem plantio

Os temporais devem chamar mais a atenção em Minas Gerais, onde há com risco para queda de granizo entre o Triângulo Mineiro e a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ainda no Sudeste, a chuva pode ser mais volumosa entre o Rio de Janeiro, o Espírito Santo e o leste de Minas. Nesse sentido, infelizmente, não se descarta o risco de algum transtorno.

Depois da passagem da frente fria, uma massa de ar seco e frio avança pela região Sul. Mesmo derrubando as temperaturas na madrugada, não há, contudo, potencial para ocorrência para as primeiras geadas do ano. Isso porque ainda haverá presença de nuvens e uma condição de pré-frontal, que empurrará essa massa de ar seco em direção ao oceano. Assim, aumentará de forma gradual as temperaturas.

Mais frente fria

nuvens carregadas e frente fria - previsão do tempo
Foto: Freepik/reprodução

Ou seja, já tem mais uma frente fria vindo por aí. Na faixa norte do país, a chuva continua sendo volumosa sob efeito da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Dessa forma, o domingo pode ter acumulados de 20 a 50 milímetros desde o Amazonas até o Rio Grande do Norte.

Por outro lado, o tempo firme vai predominar ainda na maior parte da Bahia. Segundo a previsão do tempo para o dia, a mesma condição climática é aguardada para partes de outros quatro estados nordestinos: Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Piauí.

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.