A Zona da Mata Mineira teve chuva forte e queda de granizo na terça-feira (7). Dessa forma, alguns avicultores relataram danos em estruturas de galinheiros. Além disso, os transtornos climáticos prejudicaram o escoamento agrícola de Minas Gerais.
+ Homem e criança morrem durante temporal no Rio de Janeiro
As áreas mineiras não foram as únicas produtoras a ter problemas com questões climáticas. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a chuva no oeste do estado de São Paulo causou danos às plantações de algodão, sendo que o replantio será necessário em algumas áreas.
Em sua participação no telejornal ‘Mercado & Companhia’ desta quarta-feira (8), a jornalista Luíza Cardoso, da Climatempo, destacou que o oeste paulista e Minas Gerais estão com alta porcentagem de água disponível no solo, 100% e 90%, respectivamente. Situação que não deverá mudar nos próximos dias, pois as chuvas irão permanecer ativas nessas localidades.
“Os maiores volumes acumulados vão continuar entre o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro” — Luíza Cardoso
“Nos próximos dias, um cavado meteorológico vai na altura do Paraná, um vórtice ciclônico em altos níveis na costa do Sul e também a zona de convergência intertropical vão ajudar na formação de nuvens carregadas sobre o país”, afirmou Luíza. “E os maiores volumes acumulados vão continuar entre o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro, com 100 milímetros”, informou.
Mais chuvas nas áreas produtoras de algodão em SP
Segundo a previsão do tempo, as chuvas do próximos dias previstas para as áreas produtoras de algodão em São Paulo — sobretudo o oeste paulista —, com cerca de 50 milímetros acumulados. A saber, volume similar é aguardado para o sul de Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o sul de Goiás.
_____________
Fonte: Climatempo.
Editado por: Anderson Scardoelli, editor de online do Canal Rural em São Paulo.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.