A previsão é de chuva no Sul a partir desta quarta-feira, 11, de acordo com a Somar Meteorologia. A região, que sofre com uma severa estiagem, principalmente o Rio Grande do Sul, terá uma melhora no quadro hídrico.
“Até o dia 15, essa chuva concentra-se apenas no extremo sul do Rio Grande do Sul, mas a partir daí ela se espalha por toda a região. Apesar de serem acumulados não tão expressivos, essa chuva tem maior durabilidade e chove até o dia 25 de março”, comenta Desirée Brandt da Somar. O cenário não é o ideal, segundo ela, mas deve dar trégua a algumas áreas.
A chuva retorna a Cruz Alta (RS) na próxima semana. O município está sofrendo com a falta de chuvas agrícolas desde meados de janeiro. A expectativa é de que os acumulados aumentem ao longo dos próximos 30 dias, totalizando 197 milímetros ao fim do periodo.
Sobrando chuva
O Matopiba vive uma situação bem diferente: choveu o previsto para março inteiro em apenas nove dias. Em Imperatriz (MA), por exemplo, foram 297 milímetros. E a previsão do tempo indica mais água na região, segundo a Somar.
Em Balsas (MA), choveu 170 milímetros no intervalo — a média do mês é de 206 milímetros. Para os próximos 30 dias, são previstos 320 milímetros distribuídos em 29 dias de chuva. “Os maiores acumulados serão registrados ao longo desta semana e no começo da próxima”, comenta Desirée.
Já para a região produtora de Porto Nacional (BA) estão previstos 287 milímetros nos próximos 30 dias, apenas dois dias não têm previsão de chuva. Os maiores acumulados são esperados nos próximos cinco dias.
Há chuva também para Barreiras (BA), com previsão de 161 milímetros com chuva em 22 dos próximos 30 dias. Mesmo não sendo uma chuva tão volumosa como no Maranhão, Piauí e norte de Tocantins, a expectativa é de bastante instabilidade durante março no oeste da Bahia.