Nesta terça-feira (16), pouca coisa deve mudar quanto à distribuição da chuva no Brasil, em que pancadas rápidas e intercaladas com períodos de melhoria são esperadas no Norte e no Nordeste.
Entretanto, não será de forma generalizada, pois o tempo firme vai predominar no sul e oeste da Bahia, no sul do Tocantins e no sul de Rondônia, assim como em praticamente todo o Centro-Sul do país, devido à influência da massa de ar seco.
Só há previsão de chuva volumosa no norte do Amazonas e em Roraima, por conta da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Previsão para os próximos dias
Entre os dias 16 e 21 de maio, a tendência é de tempo seco no Centro-Sul, assim como em boa parte do Nordeste, sob a influência da massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades.
Enquanto isso, ainda chove de forma organizada e expressiva na faixa norte do país que vai desde o Amazonas até o Ceará, com volumes que podem passar de 100 mm em cinco dias, especialmente no leste amazonense e em Roraima.
No período que vai de 22 a 27 de maio, pouca coisa deve mudar quanto à distribuição de chuvas no país, ainda com tempo seco chamando a atenção na maior parte do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
A tendência é da chegada de uma nova frente fria, que já pode provocar algumas pancadas isoladas no sul gaúcho. Isso deve se espalhar mais para a frente, entre 28 de maio e 2 de junho. inclusive com expectativa de chuva volumosa em Santa Catarina e Paraná.
____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
___________________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.