Segunda-feira, 18
Sul
O dia será marcado por tempo firme nos três estados do Sul do Brasil, ainda sob efeito de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades. Nos pontos mais altos da serra catarinense há condições para geada fraca e pontual.
De acordo com a Somar Meteorologia, nas primeiras horas do dia, pode haver formação de névoa úmida e nevoeiro desde o centro gaúcho, passando pela região metropolitana de Porto Alegre, até chegar no oeste de Santa Catarina e no centro e oeste do Paraná.
Mesmo com temperaturas amenas, a grande amplitude térmica favorece os baixos índices de umidade relativa do ar no oeste do Rio Grande do Sul e do Paraná.
Sudeste
A segunda-feira deve amanhecer com névoa úmida e nevoeiro desde o sul de São Paulo até o sul do Espírito Santo, passando inclusive pelo sul e centro de Minas Gerais. A chuva vai perdendo cada vez mais espaço no Sudeste, mas pancadas rápidas podem ser registradas no norte mineiro e uma chuva fraca, porém persistente pode marcar o dia no norte capixaba.
Centro-Oeste
Início de semana com tempo firme na maior parte do Brasil Central ainda sob efeito de uma massa de ar seco. Condição de sol entre poucas nuvens em todo o estado de Mato Grosso do Sul, no sul de Mato Grosso, no sul e centro de Goiás.
No norte goiano, no Distrito Federal e no centro e norte de Mato Grosso, a previsão é de pancadas rápidas, intercaladas com períodos de melhoria.
Nordeste
A frente fria enfim vai embora, mas fica a circulação de ventos úmidos contra à costa. O dia ainda promete ser de céu nublado e com chuva a qualquer momento e com acumulados significativos, não se descartando o risco de algum transtorno como deslizamentos de terra devido ao solo já encharcado.
Pancadas de chuva também podem ser registradas no sudoeste baiano, entre Sergipe e Rio Grande do Norte, além de áreas entre o Maranhão e o Ceará.
O tempo firme deve ficar restrito entre o norte da Bahia, o oeste de Pernambuco e o sudeste do Piauí.
Norte
Pancadas rápidas, intercaladas com períodos de melhoria ainda se espalham pela grande maioria da região. Os maiores
volumes previstos ficam entre a metade norte do Amazonas e o oeste do Pará. O tempo firme persiste especialmente sobre o Acre.
Terça-feira, 19
Sul
O dia começa com tempo firme em todos os estados do Sul. Pela manhã, há chance para nevoeiro no oeste de Santa Catarina e do Paraná, no Vale do Itajaí (SC) e no leste paranaense (entre o litoral e Curitiba). As temperaturas do amanhecer ficam mais elevadas que nos dias anteriores e nem mesmo em áreas da serra catarinense há risco para geada.
Ainda pela manhã o sol aparece entre poucas nuvens e eleva as temperaturas em todos os estados. Durante a tarde, a umidade relativa do ar fica abaixo do ideal nas áreas que fazem fronteira com a Argentina.
Volta a esfriar durante a noite, porém, bem menos intenso que os valores registrados no fim de semana e na segunda-feira.
Sudeste
O tempo firme predomina na maior parte do Sudeste. Apenas no norte de Minas Gerais é que há previsão para pancadas isoladas e com baixos acumulados, por causa dos ventos no alto da atmosfera. As temperaturas sobem um pouco mais que nos dias anteriores e a sensação de calor na parte da tarde aumenta, principalmente no interior de São Paulo e de Minas Gerais.
A umidade relativa do ar pode até ficar abaixo do ideal no centro-oeste e no norte paulistas.
Centro-Oeste
A chuva continua em áreas do norte de Goiás e de Mato Grosso, com pancadas que podem ser acompanhadas por trovoadas. Nas outras regiões do Centro-Oeste, tempo firme e seco.
Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas ficaram mais baixas por causa do avanço de uma massa de ar polar pelo Sul, agora sente o calor retornar para o estado, inclusive, com valores de umidade do ar que podem ficar abaixo do ideal nas horas mais quentes do dia.
Nordeste
A chuva volumosa vai continuar entre o Rio Grande do Norte e o Maranhão e também no litoral de Sergipe e de Alagoas. No Recôncavo Baiano a chuva com acumulados significativos retorna e há chance para novos deslizamentos.
No interior da Bahia, de Pernambuco, do Piauí e do Maranhão, tempo firme, com poucas nuvens e temperaturas bem elevadas.
Norte
A pancadas de chuva ocorrem em todos os estados do Norte na terça-feira. Os maiores acumulados estão previstos para a faixa norte do Pará e do Amazonas. No Tocantins, a chuva é mais isolada, porém há condições para trovoadas. A sensação de calor e de tempo abafado persiste em todos os estados.