A semana está chegando ao fim e a previsão do tempo indica que a frente fria que avançou pelo Sudeste do Brasil já está se afastando em direção ao oceano.
No entanto, ainda deve provocar chuva significativa no Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais.
Atrás da frente fria, uma massa de ar seco avança e garante o tempo firme em toda a região Sul, partes do Mato Grosso do Sul e partes de São Paulo.
Apesar da queda natural da temperatura após o sistema frontal avançar, não há expectativas para geadas.
Já na metade norte do país, a previsão do tempo destaca a Zona de Convergência Intertropical, que pode provocar altos volumes de chuva no norte do Amazonas e em Roraima, com volumes em torno de 50 mm.
Além disso, são esperadas chuvas mais expressivas desde o Amapá até o noroeste do Ceará.
Na maior parte da Bahia, do Tocantins, do Pernambuco e Paraíba, o tempo firme vai predominar nesta sexta-feira.
Para o sábado (29), a previsão do tempo indica tempo instável e chuva espalhada pela maior parte do Centro-Norte brasileiro.
Volumes entre 15 e 60 mm podem ser registrados desde o Amazonas até o Piauí sob efeito das instabilidades tropicais como a Zona de Convergência Intertropical.
Nas demais áreas com chuva do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, são esperadas pancadas isoladas e sem grande volume.
Outro destaque deste sábado é a massa de ar seco mantendo o tempo firme ao longo do dia desde o Rio Grande do Sul até o sul do Mato Grosso e sul de Minas Gerais.
Nada de chuva também na maior parte da Bahia, sul do Piauí, além do interior dos estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco.
Portanto, quem vai sair de casa neste fim de semana deve se preparar para tempo instável em algumas regiões do país, enquanto em outras, o sol deve aparecer. É importante sempre ficar atento à previsão do tempo para se planejar e evitar imprevistos.