PRÓXIMOS DIAS

Previsão do tempo: frio, chuva, geada e quem sabe até neve no Sul; em outras áreas, calorão volta

Confira como ficam as condições do tempo em todas as regiões do país

previsão do tempo
Foto: Canal Rural/reprodução

Uma frente fria se desloca sobre a região Sul do Brasil, trazendo chuvas para o Rio Grande do Sul e áreas do sul de Santa Catarina. Segundo o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, embora as chuvas não sejam volumosas, a previsão do tempo indica que elas podem persistir durante o sábado (6) e domingo (7), com possibilidade de neve nas serras Gaúcha e Catarinense.

O tempo permanecerá firme no norte do Paraná, enquanto o ar frio começará a predominar no Rio Grande do Sul, com risco de geada em Dom Pedrito no sábado, onde os termômetros podem chegar a 0 °C. A geada também é esperada no domingo, com mínimas de 3 °C. A temperatura deve subir gradativamente, alcançando mínimas de 5 °C na segunda-feira (8) e máximas de 13 °C.

Em Santa Catarina e no Paraná, as mínimas ficarão entre 12 °C e 14 °C, ainda sem risco de geada.

A partir do fim de semana, a chuva chega ao Paraná, ajudando a aliviar o calor e a elevar a umidade relativa do ar. Atenção especial deve ser dada ao litoral sul de Santa Catarina e ao noroeste do Rio Grande do Sul, onde o volume de chuva pode ultrapassar 80 mm em cinco dias, provocando alagamentos.

No Centro-Oeste, a previsão é de tempo ensolarado em Primavera do Leste (MT), com máximas entre 30 °C e 33 °C. Em outras áreas de Mato Grosso, as temperaturas devem chegar a 36 °C. Em Goiás, as máximas também alcançarão 30 °C. A partir do fim de semana, chuvas são esperadas no sul de Mato Grosso do Sul, ajudando a repor a umidade no solo.

A região Sudeste terá uma sexta-feira ensolarada, com temperaturas elevadas. Em Teófilo Otoni (MG), as máximas chegarão a 31 °C ou 32 °C. O Rio de Janeiro também terá máximas de 32 °C. No interior de São Paulo e no Triângulo Mineiro, as máximas alcançarão 31 °C. Com o avanço do sistema no fim de semana, chuvas voltarão a São Paulo, beneficiando a reposição hídrica do solo no estado e no sul de Minas Gerais. No entanto, o norte mineiro não receberá chuvas volumosas.

No Nordeste, o interior seguirá ensolarado, com chuvas concentradas na faixa litorânea. Em Guarabira, na Paraíba, a chuva estará presente na faixa litorânea, enquanto o interior terá sol entre nuvens e máximas de 30 °C a 32 °C. No centro-sul do Piauí, as temperaturas podem chegar a 37 °C, agravando a situação das lavouras em fase de enchimento de grãos. A previsão para os próximos cinco dias indica chuva no interior da faixa leste, mas não nas regiões de Barreiras, centro-sul do Piauí e centro-sul do Maranhão.

Na região Norte, a chuva continuará concentrada no norte de Roraima e Amapá, enquanto Acre e Rondônia terão poucas precipitações. As temperaturas seguirão elevadas, com máximas de 34 °C a 35 °C.