A Somar Meteorologia indica o tempo deve contribuir para a realização dos trabalhos de campo em algumas regiões. Segundo a meteorologista Desirée Brandt, a expectativa para esses próximos dias é de janelas de tempos secos com maiores intervalos. “[O tempo] não vai secar completamente, mas pelo menos vai favorecer os tratos no café e também favorece a colheita da soja no sul de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, porque nessas regiões o tempo fica mais firme”, diz.
Ela ainda reitera a previsão para outras cidades por exemplo, Toledo (PR), região oeste do Paraná, que terá o tempo firme nesses próximos dias, com previsão de pancada de chuva em meados do mês de março e depois, no começo do mês de abril. Serão apenas seis dias com chuva e um total de no máximo 49 milímetros de chuva.
“É claro que para regiões que ainda precisam de chuva para o desenvolvimento da lavoura, esse quadro não é favorável, mas para quem já está colhendo é sim um quadro bastante favorável nesses próximos dias”, complementa a meteorologista.
Matopiba
Chuvas volumosas estão favorecendo algumas lavouras na região do Matopiba. “Por enquanto, essa chuva mesmo sendo volumosa ainda é bem vinda. A expectativa desses próximos dias na região de Balsas (MA) é de chuva volumosa, com de 401 milímetros previstos. A chuva só vai diminuir nos últimos dez dias do mês de março nessas regiões”, diz Brandt.
Sudeste
No entanto, no norte de Minas Gerais e Espírito Santo, a chuva ganhará mais força. Para São Paulo, a expectativa é de tempo firme e para a faixa leste do estado, a expectativa é de volume de chuva de até 30 milímetros acumulados.