Tempo

Previsão do tempo indica chuva volumosa nesta quarta; veja onde

De acordo com a Somar Meteorologia, as precipitações continuam concentradas no litoral do Nordeste e na região Norte do país

previsão do tempo, chuva, chuvas
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira, 17. Foto: Pixabay

Sul

Um sistema frontal não consegue avançar para a região e a previsão é de tempo aberto na maior parte dela. A exceção será o litoral de Santa Catarina e do Paraná, onde uma região de alta pressão atmosférica na costa ajuda a formar nevoeiros e eventual garoa para estas áreas.

Tem previsão de rajadas de 70 km/h no oeste gaúcho, 60 km/h nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e rajadas de até 50 km/h no restante do território gaúcho e no oeste catarinense e paranaense.

Além disso, as temperaturas continuam subindo gradualmente, espantando o frio do início da semana.

Sudeste

Boa parte da região fica com tempo firme, com predomínio de sol e temperaturas em elevação à tarde, além de baixa umidade relativa do ar. Isso acontece por causa de uma região de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens carregadas e mantém maior amplitude térmica com friozinho pela manhã e tarde mais agradável. Os ventos alcançam rajadas entre 50 e 60km/h.

Por outro lado, a umidade que sopra do mar contra a costa ainda favorece muitas nuvens e chuva fraca ou garoa no litoral do estado de São Paulo, centro e norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais.

A Marinha do Brasil emitiu alerta de ressaca entre Ilhabela (SP) e Cabo de São Tomé (RJ) com ondas de até três metros de altura.

Centro-Oeste

O tempo seco, firme e ensolarado ainda persiste sobre todos os estados e Distrito Federal. Trata-se da influência de uma grande massa de ar seco, que domina o Brasil central. Há previsão apenas de ventos moderados a fortes no Mato Grosso do Sul.

Os índices de umidade relativa do ar caem para valores abaixo dos níveis críticos, e fica a recomendação para muita hidratação e proteção solar.

Nordeste

Aumentam as instabilidades sobre o litoral da Bahia, deixando chuvas a qualquer hora do dia e com elevados acumulados desde a região de Porto Seguro até Salvador. Chuva expressiva também nas praias desde o Maranhão até o Rio Grande do Norte. Em outras áreas da costa, zona da mata e agreste, a chuva é mais isolada.

No interior nordestino há maior quantidade de nuvens por causa de uma área de instabilidade, mas que ainda não traz chuva para o centro e sul do Maranhão e do Piauí, sertão do Ceará, da Paraíba e de Pernambuco e no oeste, noroeste e centro da Bahia.

Norte

Tempo firme, seco e com muito sol e calor na faixa centro e sul da região. Por outro lado, as instabilidades ganham força sobre e a chuva aumenta de intensidade entre o noroeste do Amazonas e todo o estado de Roraima, inclusive em Boa Vista. Chove também em forma de pancadas no oeste do Acre, centro e norte do Pará e do Amazonas e no Amapá.