A frente fria que passou pelo Sul do país favoreceu as chuvas na região. Alguns municípios já registraram volumes acima da média do mês. Enquanto o sistema avança e leva as precipitações para o Sudeste e Centro-Oeste, produtores sulistas terão pelo menos cinco dias de tempo firme para trabalhos de campo. Uma nova frente fria está prevista para a quarta-feira, 20, de acordo com a previsão do tempo.
Enquanto isso, uma massa de ar origem de polar já começou a atuar sobre a metade sul do Rio Grande do Sul. “Em Quaraí (RS) geou com 2,5 ºC. Atingiu pastagens que já estavam bastante degradadas por causa da falta de chuvas. Nesta sexta-feira, a cidade ainda tem condições para geada, com as mínimas marcando 1 ºC”, comenta a editora de Tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva. No fim de semana, as temperaturas sobem um pouco, marcando 5 ºC no ponto mais frio do dia.
O frio também alcança pontos do Paraná. Porém, como a mais nebulosidade no estado, não há potencial para geada. “Para ter geada é necessário céu claro. As nuvens atuam como cobertores na atmosfera e não deixam a temperatura despencar tanto”, diz.
Chuvas
Por enquanto, a chuva chega a São Paulo, sul de Minas Gerais e parte do Centro-Oeste. Nas últimas 24 horas, choveu 70 milímetros em Rondonópolis (MT). “Nosso time de meteorologistas vem falando dos prós e contras da chuva: são boas para o milho segunda safra, mas se continuarem podem prejudicar o algodão. No Sudeste, a chuva vem com rajada de vento e pode prejudicar as lavouras de café”, diz.