Sul
O primeiro dia de maio amanhece com formação de névoa úmida do norte de Santa Catarina ao leste do Paraná. Além disso, a expectativa é de chuva em boa parte da região nesta sexta-feira.
Pancadas isoladas podem se espalhar pelo centro, oeste e extremo norte do Rio Grande do Sul, por Santa Catarina e pela metade sul e leste do Paraná. A precipitação vem em forma de pancadas rápidas, mal distribuídas e sem grandes acumulados, ou seja, apesar de muito bem-vinda, ainda é considerada insuficiente para reverter o déficit hídrico na região.
O tempo firme ainda chama a atenção especialmente no sudeste gaúcho e na metade norte paranaense, que não registra uma gota de chuva sequer há pelo menos 14 dias.
Com relação aos ventos, rajadas em torno de 50 km/h podem ser registradas na parte central de Santa Catarina e no litoral do Rio Grande do Sul.
Sudeste
A previsão é de tempo firme na maior parte da região sob efeito da massa de ar seco.
Ainda pela manhã pode ter névoa úmida na metade norte do Espírito Santo. O destaque é o retorno da chuva ao litoral de São Paulo devido à passagem de uma frente fria, ainda que de forma muito afastada do oceano. Será uma precipitação rápida, isolada e sem grande intensidade. Até o final do dia, essa chuva isolada pode alcançar Paraty, no Rio de Janeiro.
A frente fria que passa pela costa ajuda a deixar o mar mais agitado. A Marinha do Brasil alerta para ressaca de Ilhabela (SP) ao Farol de São Tomé (RJ) com ondas de 2,5 metros de altura. Alerta válido até sábado de manhã.
- Previsão do tempo: maio terá chuvas intensas e ondas polares; veja onde
- El Niño, La Niña ou neutralidade? Entenda nova atualização!
Centro-Oeste
Nos três estados da região, além de no Distrito Federal, a sexta-feira será de céu claro, ensolarado e com temperaturas elevadas.
Até o fim do dia, possibilidade de chuva apenas no noroeste mato-grossense devido à combinação entre calor e umidade. A precipitação será isolada e sem grande intensidade.
Nordeste
No início de maio pouca coisa na distribuição de chuva. Condição de precipitação mais volumosa em áreas costeiras desde o Alagoas até o Maranhão e tempo seco no sertão e agreste.
Atenção ao risco de temporais do norte do Maranhão ao o litoral do Ceará com possibilidade para raios.
Norte
Ainda há possibilidade de névoa úmida, desta vez no norte de Rondônia, Acre e sul do Amazonas. Primeiro de maio com expectativa de chuva em boa parte da região, mesmo que sejam pancadas rápidas, intercaladas com períodos de sol e calor. Os maiores volumes são esperados do nordeste do Pará ao Amapá, e a chuva pode vir acompanhada por trovoadas.
O tempo firme deve predominar o Tocantins e o sudeste do Pará.