Sul
Uma nova frente fria começa a avançar pelo Rio Grande do Sul nesta sexta-feira e consegue provocar fortes temporais já durante a madrugada em áreas da Campanha Gaúcha. A chuva vem acompanhada por fortes trovoadas, rajadas de vento na casa dos 80km/h e eventual queda de granizo. Ao longo da tarde e noite, a chuva se espalha por áreas da fronteira oeste e região central, mas perdendo aos poucos intensidade.
Já na faixa norte do RS, assim como de Santa Catarina ao Paraná, o tempo firme volta a predominar, e só há formação de alguns nevoeiros. Os ventos sopram do quadrante norte e deixam as máximas mais elevadas nestes dois estados e também no norte gaúcho.
Sudeste
O tempo firme predomina, e nem mesmo o sul de São Paulo deve registrar chuva. Um bloqueio atmosférico segue atuando no oceano Pacífico.
À tarde, sensação de calor, com máximas acima da média climatológica para o mês de junho. Essa condição pode ajudar a agravar a concentração de poluentes atmosféricos.
Outro destaque são os índices de umidade relativa do ar que podem ficar menores que nos dias anteriores, principalmente no norte paulista e no interior de Minas Gerais.
Centro-Oeste
A sexta-feira segue com o tempo firme em todos os estados. Ainda temos a influência de um bloqueio atmosférico que impede o avanço das instabilidades para a região, por isso não há condições para chuva.
À tarde, temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar. Atenção aos focos de incêndio que acabam aumentando com o tempo seco.
Nordeste
O ar seco predomina em grande parte da região, especialmente no interior da Bahia, do Piauí e do Maranhão. Os índices de umidade relativa do ar caem para valores abaixo dos níveis críticos. Algumas cidades do interior baiano não recebem chuva significativa há quase dois meses.
Enquanto isso, a região litorânea segue com tempo bem instável e chuva frequente. Os maiores acumulados serão registrados do Rio Grande do Norte às praias do Maranhão.
Norte
O tempo seco continua em áreas do Acre, de Rondônia e do Tocantins.
Todos os demais estados seguem com o tempo instável, com chance para chuva a qualquer hora do dia. Os volumes devem ser menores entre o Amapá e Roraima, mas não se descarta deslizamentos, já que o solo está encharcado.