Veja as condições de chuvas e temperatura para esta quinta-feira (19) em todo o país:
Sul
O tempo firme segue predominando na maior parte do Sul. A massa de ar seco que atua na região inibe a formação das instabilidades.
A exceção é a chuva isolada e sem grandes volumes no litoral norte catarinense e no litoral paranaense. Essas áreas serão afetadas devido à circulação dos ventos úmidos que sopram do mar contra a costa.
Além disso, o friozinho persiste no Rio Grande do Sul pela manhã, mas o potencial para ocorrência de geadas passa a ser menor.
Sudeste
A frente fria se afasta para o oceano assim como o centro da área de alta pressão atmosférica, que joga ventos úmidos do mar para a faixa leste do Sudeste.
Dessa forma, são esperadas pancadas de chuva desde São Paulo até o Espírito Santo, com maiores acumulados que podem ser registrados no norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
No entanto, de modo geral, não há nenhuma grande preocupação. Nas demais áreas da região, o tempo firme segue predominando.
Centro-Oeste
O tempo firme predomina em toda a região, devido à atuação de uma massa de ar seco que inibe a formação das instabilidades. O destaque no Centro-Oeste é o ar quente e os baixos índices de umidade relativa do ar.
Nordeste
O tempo firme segue predominando na maior parte do Nordeste, graças à atuação de uma massa de ar seco.
Contudo, são esperadas chuvas rápidas nas áreas costeiras, devido aos ventos úmidos que sopram do mar contra a costa.
Além disso, a chuva pode ganhar um pouco mais de intensidade no sul da Bahia, por contada chegada de uma frente fria atuando no oceano.
Norte
Com a presença da massa de ar seco, o tempo firme predomina em boa parte da região.
Chove nas áreas mais ao norte, mas em forma de pancadas rápidas e sem grandes acumulados devido à combinação entre calor e umidade.
___
Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
___
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.