Um sistema de baixa pressão atmosférica entre a costa catarinense, paranaense e paulista aumenta o risco de chuva forte e temporais em partes do Sudeste e do Sul. Isso deve ocorrer, por exemplo, no estado de São Paulo, no Paraná, no sul e na zona da mata mineira e no Rio de Janeiro. De acordo com a previsão do tempo para hoje da Climatempo, essa condição climática é aguardada para está terça-feira (6).
+ Chuvas destroem asfalto e interditam rodovia em Santa Catarina
+ Soja: La Niña se intensifica e deixará o Sul quase sem chuva em dezembro
Apesar de chover a qualquer momento do dia nessas áreas, as temperaturas ficam um pouco amenas. A sensação de abafamento, contudo, continua. Além disso, essa baixa pressão tem características — ao menos no momento — de ciclone subtropical.
Segundo a previsão do tempo para hoje, os temporais são mais fortes no estado de São Paulo, com acumulados de chuva previstos de mais de 70 milímetros. Nesse sentido, isso deve ocorrer no leste e nordeste do Paraná, no nordeste de Santa Catarina, no Rio de Janeiro e no sul mineiro. Dessa forma, a equipe da Climatempo pede atenção às condições de perigo de fortes temporais e chuva volumosa em três áreas paulistas: litoral norte, Baixada Santista e Serra do Mar.
“Chove com menos intensidade no norte e leste paranaense” — Fabiene Casamento
As fortes chuvas não irão se limitar, no entanto, ao Sudeste. É o que, a saber, avisa a meteorologista Fabiene Casamento, da Climatempo. “Como mencionado anteriormente, muitas nuvens e chuva forte ainda entre o leste do Paraná e de Santa Catarina, com o aumento dos temporais especialmente à tarde”, avisa a especialista. “Chove com menos intensidade no norte e leste paranaense, onde a chuva é passageira, além do extremo sudeste catarinense. Já do centro ao oeste e sul gaúcho, incluindo Porto Alegre, o tempo é firme”, detalha.
Risco de granizo
A previsão do tempo para hoje reforça, por outro lado, que outras condições climáticas também não estão descartadas. Atenção aos riscos de granizo nesta terça em sete estados: São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás. Além disso, há uma pequena possibilidade do granizo também cair sobre Tocantins e o Pará. Rajadas de vento durante os temporais mais fortes, com valores em média de 60 e 70 quilômetros por hora.
Por outro lado, o destaque vai para as altas temperaturas no interior do Rio Grande do Sul, com muito calor na Fronteira Oeste e na região das Missões e, além disso, a umidade do ar entrará em declínio no decorrer da semana.
Interior do Nordeste, Regiões Norte e Centro-Oeste ainda com sol, elevação nas temperaturas, ar abafado e temporais localizados. Destaca-se, contudo, os temporais mais fortes no centro-sudeste e leste de Goiás e no Distrito Federal. Atenção especial também entre Rondônia, o centro-sul do Amazonas e o Acre, com fortes temporais e grandes acumulados de chuva, de mais de 100 milímetros.
Previsão do tempo para hoje: mais chuvas
Atenção ainda para a chuva constante e mais uma vez volumosa no leste e sudeste de Alagoas e sobre Sergipe — isso devido à umidade constante que vem do mar. Chuva de moderada a forte principalmente entre tarde e noite na maior parte das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, inclusive em Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Brasília (DF), Manaus (AM), Belém (PA) e Palmas (TO). Em Salvador (BA), aumento das nuvens e chuva a qualquer hora do dia.
“A chuva mais fraca fica em parte do leste do Nordeste” — Fabiene Casamento
Em uma pequena parcela da região Nordeste, como, por exemplo, no centro-oeste e norte do Rio Grande do Norte e da Paraíba, não chove”, afirma Fabiene Casamento. “A chuva mais fraca fica em parte do leste do Nordeste, com exceção de Sergipe e Alagoas, e sobre o Vale do Rio Doce e no norte de Minas Gerais e mais no Espírito Santo. Em Teresina (PI) e Vitória (ES) a chuva é mais passageira”, aponta a meteorologista.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.