Tempo

Previsão do tempo para hoje: como ficará o clima no Brasil?

Veja o que a meteorologia destaca para algumas áreas do país

Nas últimas 24 horas, o grande destaque foram os mais de 100 milímetros de chuva em bairros de Petrópolis e Nova Friburgo, ambos municípios localizados no estado do Rio de Janeiro, e em São Mateus, no Espírito Santo. Isso tudo por influência da chegada de uma frente fria, de um corredor de umidade (que vem da Amazônia) e do calor. Além disso, a previsão do tempo para hoje fala em defeito da topografia.

+ Estiagem: cidade do RS emite decreto emergência

Choveu mais de 75 milímetros neste período também sobre as demais cidades do Rio de Janeiro, em municípios do Espírito Santo, de Minas Gerais, além do litoral e nordeste de São Paulo e em Manaus (AM). Boa parte dessas instabilidades do Sudeste foi provocada por causa do corredor de umidade e da frente fria. No Amazonas, os acumulados foram reflexo do calor e da alta umidade — houve ainda a circulação dos ventos em altitude e mais as instabilidades tropicais.

“Em pontos do centro-norte de Minas Gerais e do norte do Espírito Santo choveu de maneira mais pontual e mais fraca” — Fabiene Casamento

“Nesta madrugada de quarta-feira (14) choveu em forma de pancadas moderadas a fortes, e com raios, sobre o litoral sul e pontos do oeste da Bahia, no sul do Tocantins, no nordeste, sul e leste do Mato Grosso, no norte do Amazonas e em pontos do norte de Mato Grosso do Sul”, informa Fabiene Casamento, meteorologista da Climatempo. “Já em pontos do centro-norte de Minas Gerais e do norte do Espírito Santo choveu de maneira mais pontual e mais fraca, mas sem raios”, complementa.

Segundo a previsão do tempo para hoje, um corredor de umidade que vem da Amazônia. No entanto, entre a costa do Espírito Santo e a Bahia há o reforço de uma área de baixa pressão atmosférica, que se formou a partir da passagem de uma frente fria.

Previsão do tempo para hoje em mais áreas do país

chuva forte e frente fria - guarda-chuva - inmet
Foto: Inmet

De acordo com a previsão do tempo para hoje, o dia começa estável e com nuvens mais baixas do centro-leste ao sudeste e norte do Paraná, mas sem chuva. Destaca-se que a passagem da frente fria ajudou na chuva de terça-feira (13) pelo estado. Nesse sentido, os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas, entre 30 e 40 milímetros, ocorreu sobre as faixas leste e norte paranaenses, como em Paranaguá, Antonina, Morretes e Maringá.

Todo o Rio Grande do Sul amanheceu nesta quarta-feira (14) com tempo firme e céu aberto. As temperaturas foram baixas, de 8 a 18°C na madrugada, por exemplo. O destaque de terça-feira foi, a saber, para a umidade baixa em várias cidades gaúchas. Esse tempo firme se deve à atuação de uma massa de ar seco, que veio junto da área de alta pressão atmosférica. Neste caso, tais condições vieram atrás da frente fria, que atua agora no mar — que, conforme mencionado anteriormente, encontra-se na altura da costa do Espírito Santo e do sul da Bahia.

A quarta-feira (14) começa com tempo firme em todo o Piauí, além de poucas nuvens no céu. É mais nas faixas nordeste e extremo sul do estado que há nuvens, mas sem chuva no momento. Nas últimas 24 horas, os acumulados foram de 11 a 28 milímetros de chuva em Uruçuí, no sudoeste piauiense.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.