Nesta segunda-feira (28), um sistema de baixa pressão entre São Paulo e o Paraná, combinado com a infiltração marítima, mantém nuvens muito carregadas entre o Sul e o Sudeste do Brasil. Com isso, há alertas ativos. Isso porque o risco de temporais e chuva volumosa e frequente persiste desde o litoral de Santa Catarina até o litoral sul paulista, como todo o leste paranaense.
+ Na Bahia, barragem transborda e deixa pessoas ilhadas
A chuva também ganha força no Rio de Janeiro, no leste e nordeste de Minas Gerais e em todo o Espírito Santo. E ela continua sobre o Matopiba (região agrícola que engloba o Maranhão, o estado do Tocantins, o sul do Piauí e o oeste da Bahia).
“Continua o risco para transtornos como alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios e córregos” — Fabiene Casamento
Nessas faixas do país, os acumulados de água podem provocar transtornos. “Todas essas áreas ficam em alerta para chuva forte, temporais e ventania ao longo do dia. Continua o risco para transtornos como alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios e córregos”, explica a meteorologista Fabiene Casamento, da Climatempo.
Mais chuva e temporais
Pouca chuva no nordeste no e litoral do Rio Grande do Sul, tempo firme e muito calor nas demais áreas gaúchas, incluindo a região da capital Porto Alegre.
Chove no centro-leste de Mato Grosso do Sul, no norte e leste de Mato Grosso e em Goiás, mas são pancadas mais concentradas entre a tarde e a noite, sendo pontualmente fortes. O calor continua sendo destaque ao longo do dia em todo o Centro-Oeste.
No Norte, o dia será abafado, com temporais e chuva forte sobre grande parte da região, com exceção do sul de Rondônia e o centro-leste do Acre, onde o tempo segue firme.
No sul do Maranhão e do Piauí também há alerta de temporais. Sol e chuva à tarde nas demais áreas do Nordeste. Sem chuva apenas no interior e norte do Rio Grande do Norte. Em geral, chuva fraca e passageira no litoral nordestino.
Atenção para ressaca de Florianópolis (SC) à Ilha Bela (SP), fortes rajadas de vento durante do dia na costa do Sul e Sudeste e rajadas fortes durante os temporais em boa parte do Brasil.
Alertas meteorológicos para segunda-feira (28/11)
-
Perigo
Temporais, com rajadas de vento de 60 a 85 km/h no extremo sul do Espírito Santo e no litoral norte do Rio de Janeiro.
-
Perigo II
Chuva volumosa, em forma de temporais, com rajadas de vento forte no Vale do Ribeira (SP), extremo sul paulista, leste e litoral do Paraná e no litoral norte de Santa Catarina.
-
Atenção
Chuva forte, com raios e rajadas de vento no leste e sul catarinense, interior do Paraná, Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo, noroeste mineiro, região da Grande Bell Horizonte e em Brasília.
Outros alertas: chuva, temporais e ganizo
Temporais com granizo no Rio de Janeiro. Temporais também no leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e no Espírito Santo.
Potencial maior para granizo sobre os quatro estados do Sudeste, no centro-leste de Mato Grosso do Sul, em Goiás, no Distrito Federal, no Paraná, no oeste de Santa Catarina e no sul da Bahia e do Tocantins.
Acumulados de chuva de mais de 150 mm no centro-sul da Bahia, no sul do Tocantins, no Espírito Santo, no nordeste e leste de Santa Catarina, no leste do Paraná e no sudoeste de São Paulo, além do centro-sul do Pará e cidades do norte, noroeste e leste do Rio de Janeiro.
Atenção para chuva forte no leste e norte de Mato Grosso, sul de Goiás, interior do Amazonas e em partes dos estados do Maranhão, Piauí e Pará.
Rajadas de vento de 40 a 50 km/h na costa norte do Nordeste.
_______________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_______________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.