O tempo segue firme e com predomínio de sol na maior parte do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (4), com destaque para o calor e temperaturas máximas na casa dos 30°C à tarde, incluindo a capital Porto Alegre. Em alguns municípios, os termômetros podem superar os 33°C, como em Quaraí (RS) e, sobretudo, em pontos da faixa oeste do estado.
+ Saiba quais as chances de o Brasil ser impactado pelo fenômeno El Niño neste ano
Apesar do calor indicado na previsão divulgada pela Climatempo, áreas do Rio Grande do Sul podem, no entanto, começar o dia com nevoeiro e névoa úmida. A umidade fica abaixo dos 20% nas regiões da Fronteira Oeste e Campanha Gaúcha, mas somente durante o meio da tarde.
Em contrapartida, nas demais áreas do Brasil, o destaque da previsão do tempo para hoje é a chuva. E atenção: ela pode ser bem volumosa com mais de 100 milímetros acumulados em ao menos nove estados:
- São Paulo;
- Mato Grosso do Sul;
- Minas Gerais;
- Paraná (metade norte, leste e nordeste);
- Mato Grosso (sul);
- Goiás (sul);
- Rio de Janeiro (do oeste à Serra Fluminense, Médio Paraíba e Costa Verde);
- Amapá;
- Pará (norte).
“Mas a chuva volumosa também deve ocorrer entre o Maranhão e o noroeste e oeste da Bahia e entre o Amazonas, Rondônia e o Pará”, informa Fabiene Casamento, meteorologista da Climatempo.
Chuva, corredor de umidade, ciclone e frente fria
Todo esse excesso de chuva entre o Centro-Oeste e o Sudeste se deve, afinal, ao corredor de umidade que vem do Amazonas até os estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Paraná. Há ainda uma baixa pressão atmosférica na costa paulista e paranaense com características de ciclone extratropical. A saber, esse fenômeno se forma a partir de uma frente fria que passa próximo dessa faixa do país.
Além disso, há o reforço de uma área de baixa pressão atmosférica entre Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Da mesma forma, essa faixa do país é impactada pela alta da Bolívia em Altitude (circulação anticiclônica nos altos níveis da atmosfera e que ajuda na formação de instabilidades nesta época do ano). Ainda conforme a previsão do tempo para hoje, um cavado meteorológico nos níveis médios da atmosfera atua sobre a faixa que engloba os estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.
Previsão do tempo para hoje: Norte e Nordeste
Pelo norte do Nordeste e extremo norte da região Norte do Brasil, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) traz, por outro lado, instabilidades e altos volumes. Lembrando que, a princípio, a ZCIT se forma pelo encontro dos ventos nos dois hemisférios.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.