A chuva continua concentrada na faixa norte do país neste início de semana. Segundo a previsão do tempo para esta segunda-feira (10), os acumulados podem chegar a 60 milímetros (mm) em sete estados: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins, Ceará e Rio Grande do Norte.
+ Chuvas deixam municípios do Maranhão em situação de emergência
Conforme a meteorologia para o dia, essas instabilidades irão ocorrer devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre esses pontos das regiões Norte e Nordeste. Nesse sentido, o município piauiense de Floriano, que fica na divisa com o Maranhão, deve registrar o maior volume de chuva da vez. Isso porque são aguardados 60mm pelo decorrer das próximas 24 horas.
Em Rondônia e na Bahia, ainda no Norte e no Nordeste do país, respectivamente, também deve chover nesta segunda-feira, mas em menor escala. O volume, a saber, deve ficar entre 15 e 40mm ao decorrer do dia. O mesmo nível é aguardado, por exemplo, para dois estados do Centro-Oeste e outros dois do Sudeste: Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo e Minas Gerais.
Por outro lado, a previsão indica tempo ensolarado no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, em Mato Grosso do Sul e São Paulo. Tal situação se dará devido a um sistema de Alta Pressão sobre toda a região Sul e, além disso, em pontos do Sudeste e do Centro-Oeste.
Previsão do tempo para os próximos dias
Para os próximos cinco dias, contudo, a chuva não será o único destaque meteorológico. Uma nova frente fria, por exemplo, deve chegar ao Rio Grande do Sul na quarta-feira (12). Consequentemente um dia depois, o sistema tende a avançar sobre Santa Catarina.
Dessa forma, as chuvas irão retornar ao território gaúcho. A frente fria deverá se responsável por levar chuvas para a Campanha Gaúcha, onde os volumes poderão chegar a 110mm. Mesmo assim, não há chance para geada na área de baixada. De terça-feira (11) a sábado (15), a temperatura mínima pode chegar a 11ºC no sul do Rio Grande do Sul. Ou seja: o frio terá vez nesta semana na fronteira do Brasil com o Uruguai.
Entretanto, esse ar mais frio não deve ficar restrito somente à região Sul. Ele deve chegar ao sul da Bahia no próximo domingo (16), segundo a meteorologia.
Um sistema de baixa pressão deve se formar no dia 14 sobre o Paraguai e, assim, influenciar o tempo no Sul, Sudeste e em parte do sul do Centro-Oeste até o dia 16 de abril. Temporais com rajadas de vento são aguardados nesse sentido.
Nos próximos dias, acumulados na casa dos 80mm devem ser registrados no noroeste do Amazonas, no norte de Maranhão-Piauí-Ceará e na divisa entre Goiás e Minas Gerais. Segundo a previsão do tempo, esse volume pode gerar transtornos nos trabalhos em campo. Nas demais faixas do Brasil, os acumulados previstos para os próximos cinco dias devem ficar entre 15 e 40mm.
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.