As cinco regiões brasileiras terão algo em comum nesta sexta-feira (3): a chuva. De acordo com a previsão do tempo divulgada pela Climatempo, o dia será de ocorrências de temporais em áreas espalhadas pelo Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
+ Leia as últimas notícias de Tempo no site do Canal Rural
No radar de uma baixa pressão entre Argentina e Paraguai, a região sulista deverá encarar tempestades em faixas como o oeste gaúcho e o norte catarinense. Condição similar é aguardada para os extremos oeste e leste paranaense, inclusive na capital Curitiba.
Para o Sudeste, a previsão do tempo indica temporais, por exemplo, para o Triângulo Mineiro e o Vale do Paraíba (que engloba municípios de São Paulo e do Rio de Janeiro). As fortes chuvas devem, nesse sentido, afetar faixas espalhadas por Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Segundo a Climatempo, para o Nordeste, os temporais são aguardados para a faixa que vai do Rio Grande do Norte ao Maranhão, passando por Ceará e Piauí. Por fim, tempestades — com trovoadas — constam na previsão para a região Norte, com os maiores acumulados aguardados para o Amazonas, o norte de Rondônia, Roraima e centro do Pará.
Previsão do tempo com temporais
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para esta sexta-feira (3) nas cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo, que alerta: os temporais vão se espalhar pelo país.
- Sul
A presença de uma baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai favorece as nuvens de temporais no oeste gaúcho, no norte de Santa Catarina e no oeste e na faixa leste do Paraná, incluindo Curitiba.
Por outro lado, tempo firme — com sol o dia todo — no litoral do Rio Grande do Sul. Para as capitais Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC), as pancadas de chuva estão previstas a partir da tarde.
- Sudeste
Tempo firme, com sol e poucas nuvens, no centro-norte e leste de Minas Gerais, na maior parte do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, bem como em Belo Horizonte (MG), no Grande Rio e em Vitória (ES).
Há risco para temporais isolados no Triângulo Mineiro, no Vale do Paraíba, na Serra da Mantiqueira e no sul de Minas Gerais. Essas instabilidades são associadas ao calor e à alta umidade.
- Centro-Oeste
Muitos temporais e chuva volumosa no oeste e sul de Mato Grosso do Sul devido à presença de uma baixa pressão na Argentina, além de um corredor de umidade.
Temporais localizados também ocorrem no sul de Mato Grosso e de Goiás. Em geral, a região terá um dia quente e abafado.
- Nordeste
Dia de bastante sol e tempo firme na Bahia, no interior de Sergipe e de Pernambuco. Ainda chove — e há condições para temporais localizados — no Maranhão, no Piauí, no Ceará e no Rio Grande do Norte, especialmente no litoral.
- Norte
Mais um dia típico de verão na região. As pancadas de chuva se concentram no período da tarde e são acompanhadas por trovadas e temporais isolados.
Para o Norte, os maiores acumulados para sexta-feira estão previstos para o Amazonas, o norte de Rondônia, Roraima e para a região central do Pará.
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.