Sul
A quinta-feira será marcada por mudanças no tempo na região. Um intenso sistema de baixa pressão atmosférica se forma sobre o norte da Argentina, e consegue provocar chuva no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul e oeste do Paraná, sendo nesses dois últimos estados são esperados os maiores acumulados. Não se descarta a chance para temporais, acompanhados por trovoadas e rajadas moderadas de vento.
Nas demais áreas, a chuva ocorre de forma mais pontual e menos volumosa. Somente na metade leste gaúcha, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre, o céu fica nublado, mas a chance de chuva ainda é baixa, e caso ocorra, será entre o fim da noite e madrugada de sexta-feira. Rajadas que variam de moderada a forte intensidade serão observadas por todo o estado.
Sudeste
Há previsão de nevoeiro durante a madrugada e nas primeiras horas do dia, na faixa leste de São Paulo, Zona da Mata mineira e também Rio de Janeiro. Ao longo da manhã este sistema se dissipa, mas o dia ainda fica encoberto em toda faixa leste paulista e território fluminense, enquanto nas demais áreas, o sol volta a aparecer.
A chuva persiste no oeste, centro e leste de São Paulo, assim como no sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, devido à disponibilidade de umidade e também instabilidades que atuam em níveis mais altos da atmosfera.
Sob influência de uma massa de ar seco, o tempo segue firme no norte paulista e demais áreas de Minas Gerais, com destaque para os baixos níveis de umidade relativa do ar, especialmente durante a tarde.
- Veja 5 efeitos que a passagem do ciclone deve ter sobre o agro
- Saiba mais sobre os efeitos de um possível La Niña neste ano
Centro-Oeste
Um intenso sistema de baixa pressão atmosférica atua sobre o norte da Argentina e consegue influenciar na formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva na região centro-sul de Mato Grosso do Sul. O dia fica mais encoberto, e com precipitação que varia de fraca a moderada intensidade. Chove também no norte do Mato Grosso, devido a áreas de instabilidade em níveis mais altos da atmosfera.
Já nas demais áreas, a persistência de uma massa de ar mais seco garante um dia com predomínio de sol e tempo firme.
Nordeste
O tempo firme passa a predominar sobre grande parte do interior da região, e chove de maneira isolada somente na faixa leste da Bahia, Sergipe, Alagoas, centro-leste do Pernambuco e Paraíba, e no litoral do Rio Grande do Norte ao Maranhão, devido à disponibilidade de calor e umidade. Acumulados mais expressivos são esperados somente no Recôncavo Baiano.
Já nas demais áreas, o sol predomina entre poucas nuvens, e sem chuva, a atenção se volta aos baixos níveis de umidade relativa do ar, especialmente durante a tarde.
Intensas rajadas de vento serão observadas entre o Rio Grande do Norte e Maranhão.
Norte
Ao longo da quinta-feira, a condição para chuva se mantém sobre grande parte da região, mas que ainda ocorre de maneira pontual, entre o período da tarde e noite.
Uma massa de ar seco garante mais um dia com tempo firme no sul de Rondônia e sul e leste do Tocantins. Atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar nessas áreas.