Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Previsão do tempo: Sul deve registrar queda na temperatura e geada nesta terça

Já as chuvas, de acordo com a Somar Meteorologia, devem seguir concentradas no norte e leste do Espírito Santo e no extremo nordeste de Minas Gerais

Com apoio de


Sul 

O tempo segue completamente firme e sem chuva em todos os três estados do Sul. As temperaturas mínimas pela manhã ficam um pouco mais baixas em áreas de Serra e de Planalto, em relação ao dia anterior, mas não caem muito.

Destaque mais para a região de Urupema, que faz – 0°C e tem risco para formação de geada. Durante a tarde, sensação térmica será mais elevada em toda a Região. A sensação mais alta é no noroeste e extremo oeste do Paraná e no extremo oeste da Fronteira Oeste.

Sudeste 

As áreas de chuva seguem concentradas no norte e leste do Espírito Santo e no extremo nordeste de Minas Gerais, por causa de uma pista de ventos que sopra do mar contra a costa, a partir de um sistema de alta pressão atmosférica no oceano. Essa precipitação acontece de maneira isolada e sem grandes acumulados.

Na faixa leste da região Sudeste, as temperaturas não sobem muito ao longo do dia. E destaca-se mais uma vez o risco para formação de geada no sul de Minas Gerais, precisamente em Monte Verde e Maria da Fé, onde o céu fica aberto e a perda radiativa é maior o que ajudam na formação desse fenômeno. Aliás, a temperatura entre a madrugada e o início da manhã ficam abaixo dos 3°C.

Centro-Oeste

Na terça-feira, mais uma vez não tem previsão de chuva na região Centro-Oeste. Já tem quase três meses sem cair uma gota de água sequer no centro, norte e leste do Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Em Cuiabá, são mais de 2 meses, ou seja 71 dias seguidos sem chover, se contarmos com o dia 02 de agosto.

Já São Félix do Araguaia, MT, e Aragarças, GO, estão a 87 dias seguidos sem chover. O dia segue mais uma vez sob o domínio do tempo seco e quente no período da tarde, situação que favorece o aparecimento de novos focos de incêndio na região. Atenção aos riscos de rajadas de vento pelo Centro-Oeste, com valores que variam entre 30 e 40 quilômetros por hora.

Nordeste 

A área preferencial para chuva mais pesada vai desde a região de Salvador até Maceió. Atenção ao solo já encharcado por conta das chuvas dos dias anteriores, e não se descartam transtornos pontuais. Segue chovendo entre períodos de melhoria na maior parte do litoral do Nordeste, com exceção da área entre a costa do Piauí e Fortaleza, e parte do litoral do Rio Grande do Norte.

O tempo firme, seco e ensolarado prossegue no interior do Nordeste, o que favorece o aumento dos focos de incêndio. Aliás, tem região do Nordeste que não chovem a 85 dias seguidos, como em Bom Jesus, no Piauí, e Guanambi, na Bahia, que foi contado no dia 02 de agosto. Por fim, ventos sopram de moderados a fortes na costa norte e leste do Nordeste, assim como no interior da Região. Aliás, os valores variam entre 50 e 60 quilômetros por hora.

Norte

Os estados do Acre, Rondônia, Tocantins, centro e sul do Pará e centro e sul do Amazonas terão mais um dia de tempo firme e seco, e poderá ter apenas variação de nuvens no céu. As temperaturas elevadas e a baixa umidade do ar, no meio da tarde, contribuem para o aumento dos focos de incêndios.

Aliás, tem áreas que estão a dias sem chover, como em Almas, no Tocantins, que está a 75 dias seguidos sem chover, em em Palmas com 65 dias seguidos de tempo seco, isso tudo contando até domingo, 2. Por outro lado, segue chovendo na faixa norte, com destaque para as chuvas mais pesadas e volumosas entre Belém, Macapá e Boa Vista.

As chuvas ocorrem ao longo do dia, só que sua maior intensidade acontece pela madrugada e à tarde. Tudo por conta da formação de áreas de instabilidade associadas à alta umidade, calor e à circulação da borda de um vórtice ciclônico nos altos níveis da atmosfera.

 

 

Sair da versão mobile