Saiba como será a semana entre 25 e 29 de janeiro em todas as regiões do Brasil.
Sul
O começo da semana tem temporais em toda a região, devido à formação de um
ciclone extratropical próximo ao litoral do Rio Grande do Sul. Há chance de rajadas de vento acima de 75 km/h e queda de granizo nos três estados da região.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
O volume de chuva no decorrer desta segunda-feira (25) pode passar de 100 mm no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul do Paraná, causando alagamentos e deslizamentos.
Após a passagem do sistema, que pode durar até terça (26), a madrugada de quarta-feira (27) deve ser marcada por temperatura mínima abaixo de 10 ºC, com risco de geada somente para os pontos mais altos da Serra Gaúcha e Catarinense.
Sudeste
O tempo dá uma virada entre terça e quarta-feira, em razão do avanço de uma frente fria. A chuva deve chegar aos quatro estados da região, com maiores volumes no sudeste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, onde o acumulado pode passar de 100 mm e causar transtornos, como alagamentos e deslizamentos de terra.
Durante a passagem da frente fria, podem ocorrer queda de granizo e descargas elétricas. As rajadas de vento têm potencial para ultrapassar 55 km/h no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, podendo provocar queda de árvores e, com isso, interromper o fornecimento de energia elétrica.
Os temporais podem prejudicar principalmente os cafezais no leste de Minas Gerais o Cinturão Verde de São Paulo.
Centro-Oeste
A semana será ensolarada e com trovoadas no decorrer do dia em toda a região. O acumulado de chuva no período varia entre 40 e 60 mm, ajudando a recuperar pastagens de modo geral.
No entanto, os produtores que precisam de maiores volumes, para reverter o déficit hídrico em lavouras de milho e soja, por exemplo, só devem ser contemplados no começo de janeiro.
Há possibilidade de temporais isolados, com rajadas de vento acima de 40 km/h acompanhadas de descargas elétricas nos três estados da região.
Nordeste
A última semana do ano será menos chuvosa por aqui, com os maiores volumes concentrados na faixa leste da região. O acumulado pode chegar a 40 mm na Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Paraíba e Ceará.
Nas demais áreas do Nordeste, o tempo deve seguir quente e ensolarado, com volumes acumulados de chuva nos próximos dias ficando em torno de 10 ou 15 mm. A temperatura máxima deve ficar entre 38 °C e 40 °C.
Há, contudo, tendência de que a chuva volte a se espalhar em todas as áreas na próxima semana, com a chegada do Ano Novo.
Norte
O período será quente e chuvoso na região, com total de precipitação entre 50 e 100 mm, de acordo com a área. A temperatura máxima deve deve chegar a 33 ºC/34 ºC, nos próximos dias. Ou seja, não deve haver problemas de estresse térmico e hídrico na região.
As pastagens locais, de forma geral, estão se recuperando, e a umidade no solo deve contribuir para as lavouras de verão em desenvolvimento.
A atenção fica para a combinação de calor e umidade, que pode provocar temporais no fim dos sias, com descargas elétricas e vendavais.