Tempo

Previsão do tempo: veja onde tem chuva e onde tem céu aberto no fim de semana

Mês de abril vai se despedindo com avanço de massa de ar seco pelo Centro-Sul, mas frente fria aí e deve alterar as condições

Confira como ficam as condições do tempo neste fim de semana em todas as regiões do Brasil.

Sábado (29)

O último fim de semana de abril vai começar com tempo instável e chuva espalhada pela maior parte do centro-norte brasileiro. Volumes entre 15 e 60 mm podem ser registrados desde o Amazonas até o Piauí sob efeito das instabilidades tropicais, como a Zona de Convergência Intertropical.

Nas demais áreas com chuva do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, são esperadas pancadas isoladas e sem grandes volumes.

Outro destaque deste sábado é a massa de ar seco mantendo o tempo firme ao longo do dia desde o Rio Grande do Sul até o sul de Mato Grosso e sul de Minas Gerais.

Além disso, nada de chuva também na maior parte da Bahia e sul do Piauí, além do interior dos estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

Domingo (30)

No domingo o tempo seco ainda vai predominar em boa parte do Centro-Sul. Na área que vai do norte gaúcho ao sul de Minas Gerais, e incluindo Triângulo Mineiro, sul de Goiás e sul de Mato Grosso, o mês de abril vai terminar com sol.

Por outro lado, no finalzinho do dia, já há previsão para novas pancadas de chuva na metade sul do Rio Grande do Sul, com a chegada de mais uma frente fria.

A chuva pode ser forte a noite acompanhada por ventos de até 50 km/h, raios e eventual queda de granizo. Na metade norte do país, há previsão para pancadas de chuva com volumes em torno de 20 a 30 mm em pontos do noroeste do Amazonas e Roraima, e também desde o leste do Amapá até o norte do Piauí.

Enquanto isso, o sol segue predominando na maior parte da Bahia, assim como em áreas do território piauiense, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Previsão estendida

Abril vai se despedindo com o avanço de uma massa de ar seco pelo Centro-Sul, o que inibe a ocorrência de chuvas mais expressivas.

No entanto, logo no comecinho de maio, com o avanço de uma frente fria, a chuva volta a se espalhar pelo Sul. Até o dia 4 de maio, a chuva pode ser forte e volumosa em alguns pontos da região, mas nada que deva paralisar por completo o andamento das atividades de campo.

O produtor precisa ficar atento aos dias seguidos de nebulosidade, chuva e frio no Sul, o que pode acarretar ataque de doenças nas lavouras.

No Sudeste e no Centro-Oeste, há chuvas irregulares nos próximos dias e maior predomínio de sol e calor na próxima semana.

Na faixa norte do país ainda há previsão de chuva significativa desde o Amazonas até o Ceará, com volumes variando entre 35 e 150 mm até o 4 de maio.

___________________

Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

___________________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.