Os próximos dias serão de muita instabilidade na região sul, reflexo de um ciclone extratropical que já se encaminha para o oceano, mas que deixará uma frente fria para Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Segundo a meteorologista Desirée Brandt, da Somar, as chuvas devem permanecer na região até sexta. “Hoje o dia começou com ventania de quase 100 quilômetros por hora na região de Uruguaiana. O ciclone que provocou a chuva e ventania começa a se afastar para o mar, e com o avanço da frente fria, uma massa de ar seco começa a entrar no Rio Grande do Sul. nos próximos dias”, disse.
A tendência é que chova mais de 30 milímetros em vários municípios do Paraná até o dia 21. No Rio Grande do Sul, há tendência de aumento da umidade no solo no interior do estado. Nas áreas mais ao norte do Brasil, no entanto, o excesso de umidade ainda incomoda. Mais de 100 milímetros em Mato Grosso e mais de 130 no Pará.
O ponto de atenção, segundo ela, fica com o Sudeste. A região começa a ter a diminuição da quantidade de chuvas já nesta semana.”A tendência é de chuva isolada e com baixos acumulados. A partir de 22 de março, chuvas mais espaçadas no Centro-Oeste e norte e chuva no Sul”.
De 22 a 26 de março, são esperados apenas 5 milímetros de chuva em São Paulo, Minas Gerais, parte de Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo.