O inverno no Brasil começa no próximo dia 20, às 18h44. Confira as tendências climáticas para a nova estação no Norte e s indicações para a primavera na região. Vale lembrar que as simulações meteorológicas de longo prazo podem sofrer alterações.
Inverno
Junho promete ser chuvoso no Norte. A simulação europeia ECMWF indica chuva acima da média em boa parte do Amazonas, Acre, Rondônia e Amapá. O tempo seco, normal para época do ano, vai predominar apenas no Tocantins e no sudeste do Pará. O mês também será mais quente do que o normal, com maiores desvios de temperatura em Rondônia.
Em julho, o tempo seco predomina no Tocantins, sul do Pará, sudeste do Amazonas e em boa parte de Rondônia. Por outro lado, a chuva será mais intensa do que o normal no norte do Pará e na maior porção do Amapá. A temperatura permanecerá mais elevada que o normal, com maiores desvios ainda em Rondônia.
Em agosto, a chuva espalha mais pela região Norte, tanto que o tempo completamente seco predomina somente no Tocantins e no leste e sudeste do Pará. As áreas que enfrentarão o mês bem mais úmido que o normal serão Rondônia, sudeste do Amazonas e o oeste do Pará.
Justamente por conta do aumento da chuva e da quantidade de nuvens, esperam-se tardes um pouco menos quentes no Amazonas e no Pará.
Primavera
No decorrer do segundo semestre, apesar do resfriamento do oceano Pacífico normalmente atrasar a regularização da chuva, por enquanto, as simulações indicam precipitações próximas da média histórica a partir de outubro entre o Tocantins e o sudoeste do Amazonas e do Acre.
No norte da bacia amazônica, no entanto, espera-se um trimestre com chuva inferior à média. Além de tudo, a expectativa é de uma primavera mais quente do que o normal em boa parte da região.