Sul
O tempo firme predomina em toda a região Sul, com sol entre poucas nuvens, incluindo o litoral catarinense e paranaense. A influência de uma massa de ar seco inibe a formação de nuvens carregadas. Porém, há mudanças no tempo na região.
Com a aproximação de mais uma frente fria, as temperaturas aumentam e a sensação de frio diminui, especialmente no Rio Grande do Sul. O sistema frontal avança ao longo do dia e a partir do fim da tarde, a chuva retorna em áreas do centro e sul gaúcho, mas ainda em forma de pancadas rápidas.
Na terça-feira, o tempo volta a ficar mais instável e a chuva retorna em todo o Sul. Na maior parte da região, a chuva ocorre em forma de pancadas rápidas já durante a primeira metade do dia. A partir da tarde, a chuva ganha força e não se descarta o risco para temporais no oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná.
Enquanto isso, no extremo sul do Rio Grande do Sul, as instabilidades perdem força e o tempo volta a ficar firme, porém com muita variação de nebulosidade.
Conforme o sistema avança, as temperaturas seguem em elevação em áreas de Santa Catarina e Paraná, mas em contrapartida, voltam a cair no Rio Grande do Sul.
Tendência
A expectativa é que nos próximos dias, as instabilidades percam força no Rio Grande do Sul conforme uma nova massa de ar seco avança. No entanto, entre Santa Catarina e Paraná, a chuva persiste em forma de pancadas acompanhadas por trovoadas e descargas elétricas.
Sudeste
Com o avanço de uma massa de ar seco, a segunda-feira começa com tempo firme na maior parte do Sudeste. A chuva dá trégua nas áreas costeiras dos estados paulista e fluminense. O tempo é instável apenas no interior paulista e Triângulo Mineiro, com pancadas rápidas e sem grande intensidade.
Porém, o tempo volta a ficar instável na terça-feira, dia 23, devido ao avanço de uma frente fria que organiza nuvens mais carregadas especialmente sobre o estado de São Paulo, onde a chuva retorna de forma generalizada.
Aproximação de um sistema frontal faz com que as temperaturas aumentem, o que pode favorecer temporais especialmente no oeste paulista.
Ao longo do dia, o tempo fica instável e a chuva ocorre também no sul e Triângulo Mineiro, mas em forma de pancadas rápidas. Já nas demais áreas do Sudeste, o tempo firme predomina ainda sob a influência de uma massa de ar seco.
Tendência
Nos próximos dias, as instabilidades continuam se espalhando pelo Sudeste. Há potencial para novos temporais durante a quarta-feira, 24, entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Centro-Oeste
Na segunda-feira ainda chove sobre a maior parte da região Centro-Oeste. Em áreas de Goiás e Mato Grosso, a chuva ocorre em forma de pancadas mais intensas e acompanhadas por trovoadas e descargas elétricas. Já nas áreas mais ao sul de Mato Grosso do Sul, o tempo firme segue predominando devido ao ar mais seco.
Já na terça-feira, novas áreas de instabilidades se aproximam e a chuva retorna em toda a região Centro-Oeste. Uma frente fria avança e aumenta as instabilidades pelo interior do continente. Além da chuva retornar ao sul de Mato Grosso do Sul, as pancadas acontecem de forma intensa e com potencial para temporais com queda de granizo.
Entre Goiás e Mato Grosso, a chuva ainda é volumosa e acompanhada por descargas elétricas.
Tendência
O tempo continua instável nos próximos dias e a chuva persiste de forma generalizada na região, ainda com potencial para temporais, especialmente em áreas do Mato Grosso do Sul.
Nordeste
As instabilidades perdem força na segunda-feira e o tempo firme volta a predominar sobre a maior parte da região. A atuação de ar mais seco inibe a formação de nuvens carregadas.
A Somar Meteorologia indica que existe previsão de chuva apenas em áreas do litoral e oeste da Bahia, além do sul do Piauí e do Maranhão. As pancadas são rápidas e sem grandes acumulados.
Na terça-feira, as instabilidades seguem perdendo força e o tempo firme predomina sobre praticamente toda a região, com sol entre poucas nuvens e muito calor. A chuva ocorre apenas em áreas costeiras entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, mas são pancadas isoladas e sem grandes acumulados.
Tendência
O tempo firme segue predominando sobre praticamente todo o Nordeste, com exceção do litoral, onde pode chover fraco e pontual
Norte
Ainda chove sobre a maior parte da região Norte na segunda-feira. Em áreas de Rondônia, Acre, Amazonas e sul do Pará, a chuva ainda pode ser volumosa. Por outro lado, as instabilidades perdem intensidade e o risco para temporais diminui no Tocantins.
Na faixa norte do Pará e Amapá, o tempo firme segue predominando com sol entre poucas nuvens.
Na terça, a chuva segue sobre a maior parte da região Norte, ainda com acumulados expressivos entre Rondônia, Acre e Amazonas devido a combinação de calor e umidade da Amazônia, que acaba favorecendo a formação de nuvens carregadas.
O tempo firme segue predominando no norte do Pará e Amapá.
Tendência
As instabilidades persistem e ainda chove sobre a maior parte da região, mas dessa vez, o risco para temporais diminui.